
São Bernardo está entre os municípios reconhecidos pelo Governo do Estado de São Paulo pelas melhores práticas de turismo acessível. A Linha Inclusiva no Turismo Industrial foi selecionada entre 15 iniciativas que se destacaram por ampliar o acesso de pessoas com deficiência a experiências turísticas, culturais, científicas e de lazer.
A premiação foi realizada nesta segunda-feira (14), no Centro TEA Paulista, na Zona Oeste da Capital, pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e pela Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
Ao todo, foram mapeadas 308 iniciativas em diferentes regiões do Estado. Dessas, 70 avançaram para a etapa final e 15 foram selecionadas com base em critérios como inovação, abrangência, protagonismo do público-alvo e potencial de replicação.
A Linha Inclusiva no Turismo Industrial de São Bernardo, uma das primeiras cidades do Brasil a implementar o turismo industrial, foi reconhecida por transformar a vocação industrial do município em uma experiência turística acessível.
Roteiros adaptados
Criada em 2025, a iniciativa permite que pessoas com diferentes tipos de deficiência conheçam de perto o funcionamento de grandes empresas, com recursos e serviços adaptados às necessidades dos visitantes. Entre as soluções oferecidas estão roteiros personalizados, transporte acessível, abafadores de ruído, apoio em Libras e itinerários específicos para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
“A criação da Linha Inclusiva de São Bernardo mostra que a acessibilidade pode e deve estar presente em diferentes segmentos. Ter esse projeto reconhecido como um dos melhores do Estado comprova que nossa gestão está no caminho certo na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Mais do que isso, reafirma que nosso compromisso com a inclusão é feito por meio de políticas públicas que realmente beneficiam quem mais precisa”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
Segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento, somente em 2025 foram realizadas 11 visitas inclusivas, com 274 participantes, às empresas Scania, Mercedes-Benz, Zurich, Braskem e Masipack. As cinco companhias já aderiram à proposta de turismo industrial, que conta atualmente com 20 empresas cadastradas. O programa foi criado em 2013.
A experiência mostra que a acessibilidade também pode ser incorporada ao turismo industrial, ampliando as possibilidades de participação e autonomia para pessoas com deficiência.
Reconhecimento
O troféu recebido por São Bernardo foi entregue durante a cerimônia ao secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Alípio F. Costa Filho.
“Essa premiação é motivo de muito orgulho para todos os são-bernardenses, mas principalmente para nós, da Secretaria, que participamos de um projeto dessa importância e que mais uma vez é reconhecido. No ano passado, ganhamos o prêmio do Sebrae como a melhor iniciativa do Estado e, agora, estamos entre os 15 melhores de 308 projetos de São Paulo. Isso é fantástico e serve de incentivo para que avancemos ainda mais”, afirmou.
Alípio Filho também destacou que, durante a gestão do prefeito Marcelo Lima, foram criadas linhas específicas de turismo industrial voltadas para mulheres e para a população negra. Segundo ele, o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento está finalizando uma proposta para implementar uma nova rota destinada a outro grupo da população.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
