
A Universidade Federal do ABC (UFABC) oferece 3.300 vagas em cursos gratuitos nas áreas de Biotecnologia, Gestão de Negócios, Inteligência Artificial Aplicada, Robótica e Tecnologias Aeroespaciais. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site pmq.inova.ufabc.edu.br, até esta sexta-feira (28/08).
Podem se inscrever pessoas de 16 a 29 anos que residam na Região Metropolitana de São Paulo. Não há exigência de escolaridade mínima ou máxima nem cobrança de taxa de inscrição. A iniciativa é aberta tanto à comunidade externa quanto a estudantes da própria universidade.
As aulas serão realizadas de setembro a dezembro de 2026, nos campi de Santo André e São Bernardo. Cada curso terá carga horária de 200 horas, sendo 160 horas de conteúdo técnico e 40 horas de formação humanística.
A formação será oferecida na modalidade semipresencial. Cerca de 30% da carga horária será cumprida presencialmente, em uma aula semanal com dia e turno fixos. As demais atividades serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem.
Os estudantes matriculados que registrarem pelo menos 75% de frequência no mês terão direito a um auxílio de R$ 200 para alimentação e transporte. Ao longo dos quatro meses de duração dos cursos, o benefício poderá chegar a R$ 800. Os participantes que concluírem a formação receberão certificado.
Para o coordenador-geral do programa na UFABC, Luiz Fernando Baltazar, a iniciativa representa uma oportunidade de ampliar o acesso ao conhecimento em áreas estratégicas.
“São 3.300 vagas, com auxílio para os estudantes, e uma oportunidade singular de transferência de conhecimento para a sociedade, despertando o interesse e qualificando jovens e trabalhadores por áreas de fronteira do conhecimento, como inteligência artificial, biotecnologia, robótica, tecnologias aeroespaciais e gestão de negócios com foco em inovação.”
No formulário de inscrição, cada candidato deverá indicar uma primeira e uma segunda opção de curso, além do campus em que tem disponibilidade para estudar. Também será necessário informar pelo menos dois dias e turnos disponíveis para as aulas presenciais. A indicação de um número maior de opções de dias e turnos pode ampliar as possibilidades de alocação em uma turma.
A lista de inscrições confirmadas e o resultado do processo seletivo serão divulgados no mesmo site utilizado para as inscrições. As aulas têm início previsto para 8 de setembro.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
