
A atuação de uma massa de ar seco e a baixa umidade relativa do ar entre quinta-feira (10) e sábado (12) levaram a Defesa Civil do Estado de São Paulo a emitir um alerta para o risco de incêndios em diversas regiões paulistas. Em áreas do norte e noroeste do Estado, a umidade pode ficar abaixo dos 30%, aumentando significativamente as chances de queimadas.
O cenário mais crítico é esperado para sábado (12), quando as regiões de Barretos, Ribeirão Preto e Franca devem atingir o estado de emergência, o nível mais elevado de risco. Já a faixa que abrange Andradina, Presidente Prudente, Bauru e Campinas permanecerá em alerta vermelho. Nas demais regiões do Estado, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, o risco segue classificado como alto.
Segundo a Defesa Civil, o estado de emergência é decretado quando as condições meteorológicas atingem níveis extremos, com temperaturas elevadas, baixa umidade do ar, ventos intensos e um longo período sem chuvas. Nessas circunstâncias, qualquer foco de ignição pode se transformar rapidamente em um incêndio de grandes proporções, dificultando o combate às chamas.
A previsão, no entanto, é de que a aproximação de uma frente fria entre sábado e domingo aumente a nebulosidade, provoque pancadas isoladas de chuva fraca e reduza as temperaturas em boa parte do Estado, diminuindo o risco de queimadas.
Período de maior risco
Entre junho e outubro ocorre o período mais crítico para incêndios florestais em São Paulo, devido à estiagem e à baixa umidade do ar.
Dados da Defesa Civil apontam que nove em cada dez incêndios registrados no Estado são provocados por ação humana, seja de forma intencional ou acidental.
Como prevenir incêndios
A Defesa Civil orienta que a população adote medidas simples para reduzir o risco de queimadas durante a estiagem:
- Não utilizar fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo e restos de poda;
- Evitar acender fogueiras ou velas próximo a áreas de vegetação;
- Apagar completamente cigarros e fósforos antes de descartá-los;
- Não soltar balões, prática que é considerada crime ambiental e pode provocar incêndios;
- Utilizar fogo apenas com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb);
- Em propriedades abertas à visitação, avaliar a suspensão das atividades em dias de risco elevado de incêndio.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
