
A presença feminina na engenharia tem avançado de forma gradual no Brasil, acompanhando uma tendência observada em diversos países. Embora as mulheres representem uma parcela cada vez maior dos profissionais da área, desafios relacionados à ocupação de cargos de liderança e à ampliação da participação em carreiras técnicas ainda permanecem.
Celebrado em 23 de junho, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia reforça a importância da diversidade em um setor considerado estratégico para o desenvolvimento tecnológico e industrial. Especialistas e empresas do segmento apontam que a inclusão de diferentes perspectivas contribui para ampliar a inovação, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos.
Na indústria petroquímica, esse movimento também vem ganhando espaço. A Braskem registra crescimento da participação feminina em áreas ligadas a projetos, processos industriais, manutenção, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Segundo a empresa, iniciativas voltadas à atração, formação e retenção de talentos femininos fazem parte da estratégia para ampliar a presença das mulheres em carreiras técnicas.
Apesar dos avanços, a ampliação da participação feminina em áreas ligadas às ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) continua entre os principais desafios do setor. O aumento da representatividade em funções especializadas e posições de liderança também figura entre as prioridades discutidas por empresas e entidades da área.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
