
A terceira edição do Festival Sabores da Cidade consolidou Santo André como referência gastronômica regional ao reunir 230 estabelecimentos participantes, registrar mais de 32 mil acessos ao portal oficial e homenagear 31 empreendimentos com mais de 20 anos de história na cidade. O encerramento do evento ocorreu na noite da última segunda-feira (22/06), no auditório do Parque Tecnológico de Santo André, reunindo cerca de 200 representantes do setor, parceiros e influenciadores.
Promovido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, o festival foi realizado entre 11 de maio e 10 de junho com o objetivo de valorizar os empreendimentos gastronômicos locais, estimular o turismo regional e fortalecer um segmento estratégico para a economia do município.
Nesta edição, o portal do evento contabilizou 32.143 acessos. Além disso, a parceria com o iFood gerou mais de 854 mil visualizações das ofertas dos participantes na plataforma, com ticket médio de R$ 84. As ações de divulgação com influenciadores alcançaram mais de 1,3 milhão de visualizações e um público potencial superior a 1,1 milhão de seguidores.
Um dos destaques da edição foi a criação da certificação “Patrimônio Gastronômico de Santo André”, concedida a 31 estabelecimentos com mais de 20 anos de funcionamento e reconhecida como forma de valorizar a história e a contribuição dessas empresas para a identidade gastronômica da cidade. Receberam o reconhecimento os bares Bar da Dalva, Bar do Ribeiro, Cachaçaria Central, Cervejaria M5, Downtown, Figueiras e Fonte Leone; churrascarias São João, Rosa’s e D’Brescia; padarias Brasileira, Cristal Express e Karina; pizzarias Casantiga, Lello’s, Sporcaccione e Vero Verde; restaurantes Adega do Jabá, Baby Beef Jardim, Berlin Costelaria, Big Ben, La Cantina, Cozinha Campestre, Esfiha Shabab’s, Estação do Sabor, Farofa Paulista, Garoupa, Ramos Frutos do Mar e Vila Inglesa; Café.com e Julipe Doceria.
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, reforçou que a parceria entre a Prefeitura e o comércio local é fundamental para o desenvolvimento da cidade e lembrou em sua fala as dificuldades enfrentadas pelo setor gastronômico durante a pandemia de Covid-19, além do trabalho realizado pela Prefeitura para garantir seu funcionamento.
“Hoje é uma noite muito feliz. A gente vê o quanto a cidade é empreendedora, com uma gastronomia ativa. Hoje temos a certeza que isso se deve muito pelo cuidado que tivemos durante a pandemia. Vimos que polos gastronômicos em muitas cidades praticamente acabaram. Mas, nós de Santo André, saímos fortalecidos e vivos e hoje temos um setor gastronômico unido. Sim, existe uma concorrência natural, mas a gente vê essa união dos empreendedores em querer fazer a cidade se desenvolver, em trazer novos negócios e abrir novas empresas. Hoje temos números importantes gerados pelo setor, porém ainda mais importante é ver todos aqui numa situação de reconhecimento de um trabalho que é feito no dia a dia. Este é um momento de muito agradecimento e certificação daqueles que tornaram possível essa terceira edição do festival, que foi um tremendo sucesso. São as pessoas que fazem a cidade avançar”, disse o prefeito Gilvan.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato, destacou as novidades que o evento trouxe para essa terceira edição. “Entre as novidades desta edição estiveram a parceria com o iFood, que ampliou a divulgação dos participantes e contribuiu para o aumento dos pedidos, a implantação do cliente oculto para avaliação dos serviços e, principalmente, a criação da certificação Patrimônio Gastronômico de Santo André. Reconhecer empresas que ajudaram a construir a identidade gastronômica da cidade é uma forma de valorizar sua trajetória e fortalecer ainda mais nosso polo gastronômico”, destacou.
Os restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, sorveterias, cafeterias, bistrôs e similares que participaram do Sabores da Cidade aceitaram o convite da Prefeitura e fizeram promoções que podiam ser no formato “leve 2 e pague 1” ou 20% de desconto (percentual mínimo) em um determinado prato ou combo, ou ainda 20% de desconto no segundo rodízio. As ofertas também foram válidas para empresas que trabalham com delivery. O iFood possibilitou ao público ter acesso às ofertas do festival por meio de um banner exclusivo.
Durante o Sabores da Cidade, a divulgação das casas participantes e dos pratos promocionais contou com a ação fundamental dos 16 influenciadores digitais convidados, que fizeram visitas aos estabelecimentos e divulgaram os pratos em seus canais na internet, incentivando o público a conferir as ofertas.
O trabalho de divulgação do Sabores da Cidade mereceu elogios dos participantes. Juliana Korin, à frente da administração da tradicional Doceria Julipe, fundada pela sua família em 1987, destacou a organização da iniciativa. “É a primeira vez que participamos do evento e achei tudo super organizado, tanto na parte de divulgação na cidade como nas redes sociais, com a visita dos influenciadores aos estabelecimentos. Foi realmente uma excelente exposição, muito bem organizada, que trouxe muita gente para nossa loja conhecer os pratos. Acredito que é uma iniciativa excelente para as empresas que trabalham com alimentos e bebidas em Santo André. No ano que vem, estaremos aqui mais uma vez”.
Para Ronaldo Alves Ferreira e Thaís Pan Ferreira, proprietários da Cervejaria Buriti, casa fundada há sete anos e que oferece cerveja artesanal, o festival representa uma ótima oportunidade de divulgação, com um aumento de público que passa a conhecer a cervejaria. “A gente participou o ano passado e neste ano fizemos questão de participar novamente porque tivemos um desempenho bom”, destacou Ronaldo.
Polo gastronômico
O setor gastronômico é estratégico para Santo André, com mais de 12 mil empregos na área de alimentação e investimentos de R$ 78 milhões nos últimos nove anos. Só na atual gestão, foram R$ 42,1 milhões em novos investimentos, com a abertura de novos negócios. O Sabores da Cidade nasceu da observação da importância desse segmento para a economia municipal.
O festival conta com apoio das seguintes entidades e empresas: Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Atrium Shopping, Betel Assessoria e Consultoria em Segurança dos Alimentos, Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Dule Fotografia, Grand Plaza Shopping, iFood, SATrans, Sebrae, Shopping ABC, Um Mais Humm, SipanAipan ABC (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André) e Sintragastroh Sar (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Gastronomia, Alimentos Preparados, Bebidas a Varejo e meios de Hospedagem de Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires).
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
