
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini realizou entre terça-feira (12/05) e quinta-feira (14) uma programação especial em celebração ao Dia da Enfermagem. A iniciativa promoveu momentos de integração, palestras e reflexões sobre a importância da enfermagem no atendimento humanizado à população.
Durante a semana, os colaboradores participaram de atividades voltadas ao bem-estar e à valorização da categoria. Um dos destaques foi a palestra ministrada por Vanessa Morrone Maldonado, conselheira do Coren-SP e docente do curso de Enfermagem e Gestão Hospitalar do Centro Universitário FMABC.
Com o tema “Técnica, Ética e Política: pilares inegociáveis para o cuidado”, alinhado à campanha nacional do Conselho Federal de Enfermagem, Vanessa destacou a necessidade de reconhecimento e melhores condições de trabalho para os profissionais da área.
“É um dia que precisa ser muito conhecido pela sociedade e valorizado para os profissionais que estão na ponta. O dia da enfermagem é todo dia. Precisamos assegurar boas condições de trabalho, segurança e valorização profissional, para que a enfermagem não seja precarizada nem desvalorizada”, afirmou.
A palestrante também chamou atenção para os desafios enfrentados pela categoria, entre eles episódios de violência contra profissionais da saúde, e ressaltou a importância da união da enfermagem na busca por melhorias para a profissão.
Atualmente, a enfermagem representa a maior categoria da área da saúde no Brasil, com mais de 3,2 milhões de profissionais, dos quais cerca de 85% são mulheres.
Quem também falou aos colaboradores foi Flávia Vanessa de Carvalho, técnica em enfermagem do setor de Controle de Infecção Hospitalar, que abordou a rotina da profissão e a importância dos cuidados diários no ambiente hospitalar.
Além das palestras, os profissionais do Hospital Nardini compartilharam experiências sobre a rotina e o significado de atuar na área da saúde. A técnica de enfermagem Patrícia Carvalho, que trabalha no hospital há cinco anos, falou sobre a emoção presente no cotidiano da profissão.
“Atuar na enfermagem é cuidado, coragem e amor. Todo dia tem algo diferente, algo que emociona. A enfermagem é isso: emoção, tristeza, choro e riso”, contou.
Com mais de uma década de atuação na enfermagem, Patrícia afirmou que o maior ensinamento que a profissão trouxe para sua vida foi “cuidar com amor e ter amor ao próximo”.
Na quinta-feira (14), os profissionais também receberam a visita de uma personagem em homenagem a Florence Nightingale (1820-1910), considerada a criadora da moderna enfermagem. Florence foi responsável pela criação da primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, no Hospital Saint Thomas, em Londres, e tornou-se referência mundial para a profissão.
A ação reforça o compromisso do Hospital Nardini e da Prefeitura de Mauá com a valorização dos profissionais de enfermagem, fundamentais para a qualidade e a humanização do atendimento prestado à população.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
