
Santo André apresentou nesta terça-feira (05/05) um estudo técnico sobre o Breshopping Sustentável. A iniciativa, coordenada pelo Semasa, evidencia a relação entre o projeto, a economia circular e a redução de resíduos têxteis. A exposição dos resultados integra a programação do Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, realizado em Curitiba ao longo desta semana.
Em sua nona edição, o encontro reúne representantes do poder público, sociedade civil, universidades e conselhos de classe. O objetivo consiste na ampliação do debate, na discussão de soluções e na análise de perspectivas sobre gestão de resíduos sólidos, descarbonização e transição energética. A organização fica a cargo do Ibeas. A programação inclui apresentações técnicas, em formato oral e pôster, além de palestras e mesas-redondas com especialistas.
O Breshopping Sustentável, desenvolvido pelo Semasa, busca dar novo destino a peças de vestuário recebidas nas Estações de Coleta do município. Os itens seguem para ações itinerantes do projeto, para o Fundo Social de Solidariedade ou para entidades assistenciais parceiras.
A iniciativa reduz o volume de resíduos têxteis destinados ao aterro sanitário e amplia o ciclo de uso desses materiais. Também fortalece redes de solidariedade e práticas de economia circular. Entre 2022 e 2025, o projeto distribuiu quase 740 mil itens, entre roupas, calçados e acessórios.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
