
A Secretaria de Saúde de São Bernardo informa que iniciou a campanha de vacinação contra gripe em 26 de março e já foram aplicadas 64.661 doses. O número é 48% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram imunizadas 43.669 pessoas.
A intensificação da busca ativa, a oferta de pontos de vacinação aos finais de semana e o reforço da divulgação da campanha estão entre os fatores que explicam os números. A diretora de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Jéssica de Cássia Santos Soares, relata que desde o primeiro dia, as equipes têm se articulado para expandir a cobertura vacinal no município.
Busca ativa
“Temos ido até as instituições de longa permanência de idosos, a empresas, escolas, sempre com o apoio do Vacimóvel, para que a gente possa levar a vacina mesmo para quem não consegue, seja por qualquer motivo, ir até a UBS (Unidade Básica de Saúde)”, explica Jéssica.
Todos os sábados, desde o dia 11 de abril, a cidade tem mantido postos de vacinação em regiões centrais da cidade, com atendimento no modelo drive-thru, tudo para facilitar o acesso da população.
A campanha de vacinação contra a gripe segue até 30 de maio. Todas as UBSs contam com doses da vacina e os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no link clicando aqui. O drive-thru do Paço Municipal funciona nos dias 25 e 30 de abril e 9, 16, 23 e 30 de maio, das 9h às 16h.
Até o momento, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, podem se vacinar pessoas a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, população em situação de rua, profissionais de saúde, professores da Educação Básica e Superior, trabalhadores das Forças Armadas e de segurança, caminhoneiros, motoristas de coletivos, trabalhadores dos Correios e portuários e em casos onde houver indicação médica. O público alvo é de cerca de 325 mil pessoas.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
