O Grupo JCR Helicebras, com especialidade em fundações, acertou uma parceria com a MRV para uma obra de apartamentos populares voltado ao programa federal Minha Casa Minha Vida. Ao RD Momento Econômico desta quinta-feira (19/02), o CEO da empresa João Carolino, ressaltou a perspectiva positiva para o ano de 2026, principalmente visando a possibilidade na queda da taxa de juros.
A parceria com a construtora surgiu no mesmo tempo em que Carolino queria aproximar sua área operacional com a área administrativa. A princípio cada setor estava em um bairro diferente de Santo André. O setor operacional na Vila Luzita e o operacional no bairro Campestre. A MRV se interessou pelo amplo terreno na Vila Luzita e fez uma proposta para construção de casas populares.
“Estamos em fase de termo de obra. Isso daí nos forçou, então, a concluir um sonho que já era meu e nem sei porque demorei tanto para realizar esse sonho. Que era juntar a parte operacional com a parte administrativa. Então, baseado nisso, nós adquirimos uma área também muito boa, um lugar muito bom, com ruas largas”, explica Carolino.
Assim surgiu a nova sede da JCR Helicebras no bairro Jornadopolis, em São Bernardo. O local conta com uma parte administrativa com mais de mil metros quadrados. Além de um auditório para mais de 100 pessoas, centro de treinamento, academia e área de descompressão.

“Alguma coisa que gera um conforto muito grande pros nossos colaboradores, (um espaço também para melhor acolher e receber nossos clientes. Então, essa conjunção que nós fizemos entre a parte administrativa e a parte operacional gerou uma economia muito grande, porque nós demorávamos, de onde era a nossa sede administrativa para a sede operacional, mais de meia hora, meia hora pra ir, meia hora pra voltar.”, diz o empresário.
A mudança de sede e os novos projetos para este ano se juntam a um terceiro fator de positividade para 2026: a queda na taxa de juros. O Banco Central, a partir do Copom (Comitê de Política Monetária), já indicaram a possibilidade de queda da taxa básica de juros para a próxima reunião. Inclusive, a perspectiva do mercado é que o corte na taxa Selic seja de 0,5 pontos percentuais.
Carolino considera que a queda desta taxa de juros pode melhorar o crédito no mercado, assim dando uma chance maior para novos financiamentos de residências, o que tende a aumentar a demanda e exigir novos empreendimentos.
“Fazendo isso daqui (queda da taxa de juros), a construção civil se ajusta novamente. Não tá ruim. A construção civil ainda é um dos setores que gera emprego, gera economia pro país, gera impostos.”, complementa.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
