Mauá inaugura Central de Triagem de Materiais Recicláveis

Forlan Magalhães

A prefeitura de Mauá inaugurou nesta quarta-feira (05/12) a sua primeira Central de Triagem de Materiais Recicláveis, um projeto realizado em parceria com a empresa petroquímica Braskem. Com investimento de R$ 1,4 milhão, a unidade tem capacidade para produzir 250 toneladas de materiais recicláveis por mês, mas trabalhará inicialmente com 50 toneladas mensais.

A Coopercata (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mauá) foi indicada pela Secretaria de Trabalho e Renda para operar o empreendimento. Numa primeira fase, 20 cooperados irão trabalhar na Central, que deve selecionar mais 40 catadores avulsos da cidade para atuar no projeto.

Newsletter RD

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Flávio Chantre, diversos equipamentos instalados na Central foram doados por parceiros da empresa, como a Treta Pak. Além disso, a Braskem deve acompanhar o projeto para avaliar resultados. “Como está no nosso direcionamento estratégico esse processo de reciclagem, principalmente do plástico, a gente pretende acompanhar este projeto. Nós já investimos em uma consultoria que vai acompanhar os três primeiros meses que serão cruciais, porque os catadores tinham outro tipo de ocupação e agora vão trabalhar num processo quase industrial”, explicou.

De acordo com o presidente da Coopercata, Armando Octaviano Júnior, a estimativa é de que os catadores tenham uma retirada financeira bruta de um salário mínimo, dentro de três a seis meses. O mérito da iniciativa, na opinião do presidente, é o reconhecimento profissional do catador. “A grande ideia é fazer o trabalho de inclusão social e econômica, e de formação e qualificação profissional para os catadores, principalmente aqueles que estão em situação de rua, nas mãos de um ferro-velho”, disse.

A Central de Triagem conta com uma esteira de separação, uma prensa hidráulica, balanças, empilhadeiras e outros equipamentos instalados num galpão de 900 m², cedido pela prefeitura. A unidade está localizada na rua Pedro Luís Coppini, 113, bairro Capuava. (Colaborou Cíntia Alves)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes