
A Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, em parceria com Rio Grande da Serra, entregou ofício conjunto ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que propõe a criação de um canal de diálogo com o governo federal sobre o mercado de carbono na região. A agenda ocorreu nesta quarta-feira (02/07), em Brasília.
O documento, assinado pelo presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo prefeito Akira Auriani, solicita a indicação de um representante do Departamento de Descarbonização e Finanças Verdes (Dcarb/MDIC) para dialogar com os municípios e apoiar a construção de uma agenda regional voltada à transição energética, à inovação tecnológica e à descarbonização da economia, com foco no debate sobre o mercado de carbono.
Segundo Aroaldo da Silva, a iniciativa está em sintonia com as diretrizes da Nova Indústria Brasil, programa lançado pelo governo federal para impulsionar uma reindustrialização verde no país.
“O mercado de carbono é um tema estratégico que pode conectar inovação, geração de empregos e compromisso ambiental. Queremos construir isso em diálogo com o MDIC e com os municípios da região”, afirmou o presidente da Agência.
Segundo o prefeito Akira Auriani, a região deve ser protagonista na construção dessas políticas. “O ABC tem o compromisso de liderar uma nova fase do desenvolvimento sustentável. Sabemos que a transição para uma economia de baixo carbono não é apenas uma urgência ambiental, mas também uma oportunidade para atrair investimentos, gerar empregos qualificados e impulsionar a inovação em nossas cidades. Ao propor este canal de diálogo com o governo federal, queremos garantir que os municípios da região sejam protagonistas na construção de políticas públicas que unam desenvolvimento econômico e responsabilidade climática”, destaca.
Na oportunidade, o vice-presidente Geraldo Alckmin indicou um representante do MDIC para a discussão da temática na Agência, representante que também participará das tratativas sobre os termos da colaboração.
A proposta faz parte do esforço de articulação regional promovido pela Agência, que reúne prefeituras, setor produtivo, universidades e entidades da sociedade civil para fomentar o desenvolvimento integrado e sustentável do ABC, com foco nas oportunidades presentes em cada município e conexão com políticas públicas regionais, estaduais e federais.