
São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, avança nas obras de modernização do Hospital de Urgência (HU), na região central da cidade, como parte do compromisso de prestar atendimento humanizado à população. Intervenções estruturais iniciadas em janeiro, com a abertura do Pronto-Socorro na unidade, já estão 70% concluídas.
Investimentos destinados às equipes integram um pacote para garantir melhor acolhimento aos usuários do serviço. O HU atende, em média, mil pacientes todos os dias, na emergência e na internação clínica.
O prefeito Marcelo Lima destacou que, desde a abertura do Pronto-Socorro no HU, em 1º de janeiro deste ano, e com o crescimento do volume de atendimentos, a Prefeitura iniciou o processo de adequação e modernização estrutural da unidade. “A prioridade da gestão pública é assegurar o melhor cuidado, a melhor assistência ao paciente. Isso se faz por meio da avaliação contínua dos nossos serviços, das demandas e das necessidades do morador. Desde o acolhimento, esse trabalho precisa ser humanizado.”
Nesta etapa do projeto de modernização do HU, com recursos municipais, a Prefeitura destinou R$ 1,1 milhão às intervenções estruturais. Entre os destaques, está a construção de novas salas para uso das equipes administrativas do hospital, no primeiro andar da unidade. Com isso, espaço foi liberado no pavimento térreo para ampliar a área de atendimentos de emergência, como um espaço kids. O acolhimento dos pacientes recebeu melhorias com a instalação de novas cadeiras do tipo longarina, além de equipamentos de televisão.
Espaço kids
A humanização do serviço passa também pelos cuidados com as crianças. Neste processo de modernização do Hospital de Urgência de São Bernardo, um espaço foi reservado para atender o público infantil. Uma brinquedoteca foi estruturada para os pacientes de pediatria do Pronto-Socorro, com desenhos para colorir e televisão destinada a animações e à programação de interesse das crianças.
“Importante destacar que toda a ambientação deste novo espaço foi pensada em detalhes pela equipe gestora da unidade, com foco nas cores e na ludicidade. São cuidados que humanizam o atendimento e contribuem para a qualidade do serviço que essas crianças e essas famílias recebem em nossa unidade hospitalar”, explicou o diretor de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Romero Lima.
Mais avanços
Desde a recepção até os andares dedicados à internação, as intervenções estruturais realizadas pela Prefeitura renovam a aparência do Hospital de Urgência. A Prefeitura realiza manutenção em todos os leitos, o que inclui a reforma de banheiros, com a instalação de revestimentos que facilitam a higienização dos ambientes. Novos revestimentos também foram aplicados nas paredes dos quartos para preservar a estrutura hospitalar.
Os leitos de internação receberam nova iluminação para melhorar o atendimento das equipes de enfermagem. “O que existia ali, em termos de iluminação, era insuficiente para realizar procedimentos. Observamos e atendemos essa e outras demandas dos profissionais para garantir a estrutura adequada ao trabalho”, detalhou Romero Lima.
A pintura interna de toda a unidade faz parte do processo de revitalização do HU, assim como o polimento do piso térreo e a sinalização das áreas de recepção, com diferenciação de cores, para facilitar o acesso dos pacientes. Um espaço de informações e orientações foi estruturado para auxiliar os usuários do serviço.
Aspectos de segurança fazem parte do projeto de modernização do Hospital de Urgência. O controle de entrada e saída de funcionários será reforçado com a ampliação do número de catracas, que subirá de dois para cinco equipamentos.
A previsão é que as intervenções desta fase do projeto terminem até agosto deste ano.