
Nos dias 17 e 24 de maio, a Universidade Municipal de São Caetano (USCS) recebeu pais e candidatos do vestibular de Medicina da Universidade para uma visita guiada. O encontro teve por objetivo apresentar a infraestrutura dos seus campi, possibilitar o contato com professores e tirar dúvidas sobre o curso e a instituição. A visita ao curso no campus de Itapetininga aconteceu dia 17 e nos campi de São Caetano e São Paulo, no dia 24, de forma agendada.
“Aqui no campus de São Caetano visitamos laboratórios como o de simulação realística, de habilidades médicas e de anatomia. Já nos laboratórios, expliquei e mostrei parte da infraestrutura que a USCS oferece. Foi uma manhã muito proveitosa, na qual pudemos mostrar o empenho da universidade em formar profissionais com muita qualidade e compromisso”, explica o gestor do curso de Medicina de São Caetano, professor Carlos João Schaffhausser Filho.
No campus de Itapetininga os candidatos e suas famílias visitaram os laboratórios morfofuncional, de habilidades clínicas, práticas funcionais e simulação realística, além do auditório, praça de alimentação e salas de aula do método tradicional e metodologia ativa. O gestor do curso, professor Fernando Sérgio Oliva de Souza acompanhou as visitas, explicou as áreas e tirou todas as dúvidas dos visitantes.
No campus Bela Vista – São Paulo, a visita foi conduzida pelos professores Tales Lyra, Lilian Guedes, Patrícia Novoa e Alisson Veríssimo, que apresentaram toda a infraestrutura do campus, incluindo biblioteca, auditórios, áreas de convivência e os modernos laboratórios de ensino – como o Laboratório Morfofuncional, os espaços de Práticas Funcionais, as salas de Simulação Realística e Simulação Prática. Também foi apresentada a sala do Napem, um espaço dedicado ao acolhimento e acompanhamento de estudantes neurodivergentes. Explicaram ainda sobre a matriz curricular do curso, que se destaca pelo uso de metodologias ativas e a ampla rede de convênios com instituições de saúde para estágios, especialmente no período do internato, um diferencial importante na formação médica.
“Na visita, os participantes puderam, ainda, tirar dúvidas e conversar com os docentes, vivenciando um pouco do ambiente acolhedor e inovador que caracteriza o curso de Medicina da USCS. Uma oportunidade única para conhecer de perto onde começa o sonho de se tornar médico”, explica o gestor do curso de Medicina do campus São Paulo, professor Marcelo Arlindo Rodrigues.