
Pacientes do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Julio Marcucci Sobrinho, em São Caetano, têm aprovado a agilidade no atendimento após a implantação de um novo protocolo, nesta quinta-feira (15/05), que reorganizou o fluxo e reduziu significativamente o tempo de espera.
“O atendimento melhorou e está muito mais rápido. Excelente!”, afirma a dona de casa Ana Maria Cavalcanti, moradora do Bairro Oswaldo Cruz.
Com a reorganização, o paciente chega à unidade, retira a senha e já é encaminhado para a sala de classificação de risco. São quatro cores: azul (não urgente), verde (não grave), amarelo (urgente) e vermelho (emergência).
Na manhã desta quinta-feira (15), o tempo médio de permanência dos pacientes no conjunto Sabin/UPA foi de 33 minutos. Alguns passaram por consulta, realizaram exames e tomaram medicação em um fluxo inferior a 40 minutos.
“Cheguei com a garganta ruim e febre. Passei na médica, que me examinou e é muito boa. Tomei Benzetacil e Decadron, e agora vou para casa. Não faz meia hora que cheguei”, atestou Dona Ana.
A vendedora Cristina Alves Capassi, de 39 anos, buscou atendimento no Hospital Albert Sabin por conta de dores no corpo e na cabeça. “A última vez que vim foi no ano passado e demorou. Agora foi mega rápido”, relatou a moradora do Bairro Barcelona, que passou em consulta, fez exame de Raio-X e tomou medicação. Tudo em menos de uma hora.
Quem também aprovou a agilidade do atendimento foi Cinthia Fonseca Serra, de 43 anos. “A última vez que vim foi há três meses. Foi rápido, mas hoje foi mais ainda”, comparou a moradora do Bairro Santa Maria, que compareceu ao pronto-socorro por conta de dores decorrentes de uma doença de pele inflamatória.