
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), assinou neste sábado (3/5) a ordem de serviço para a implementação de cinco quilômetros de Faixa Azul, exclusiva para motos, na avenida 31 de Março, bairro Taboão. Serão 2,5 quilômetros em cada um dos sentidos, da faixa que se conecta à que já existe na avenida Lion, sem acidentes fatais desde que recebeu a faixa exclusiva para motos.
“Com muita alegria anuncio que São Bernardo ganha mais cinco quilômetros de Faixa Azul, para o motoboy, o trabalhador, aquele que passeia, aquele que se diverte de moto, enfim, para aqueles que circulam de moto com mais segurança”, disse o prefeito ao destacar que em 1º de janeiro, quando assumiu, São Bernardo não tinha nenhum trecho de Faixa Azul implementada.
A avenida 31 de Março é uma importante via de acesso aos bairros Pauliceia e Taboão, além de eixo de ligação para São Paulo e Diadema. A ampliação da Faixa Azul em São Bernardo foi autorizada formalmente pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com publicação no Diário Oficial da União (DOU) no final de abril.
Com previsão de conclusão da pintura e sinalização em 15 dias, a cidade vai passar a contar com 9,4 quilômetros de Faixa Azul. Já existem estudos e pedidos junto ao Ministério do Transporte, instância que autoriza a instalação das faixas, para mais de 20 quilômetros de novas faixas por todo o município. O investimento na Faixa Azul da avenida 31 de Março é de R$ 130 mil, com recursos do Tesouro Municipal.
Redução
Dados da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo indicam que, antes da implantação da Faixa Azul na avenida Lions, cerca de 70% dos acidentes registrados na via envolviam motociclistas. Desde a implementação não foram registrados acidentes com vítimas fatais com condutores de motos. Na avenida 31 de Março, segundo dados da Secretaria, foram registrados 29 acidentes no ano passado, 62% dos casos, 18 acidentes, envolveram motos.
A Secretaria informa que realizará o monitoramento contínuo dos principais indicadores, como o número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados obtidos serão enviados trimestralmente à Senatran, conforme as diretrizes do projeto.