
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, atrás apenas do Natal. Nos próximos dias, o comércio deve receber cerca de 126,9 milhões de consumidores dispostos a comprar presentes, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
O levantamento mostra que 78% dos entrevistados pretendem comprar pelo menos um presente. A expectativa é que a data movimente cerca de R$ 37,75 bilhões nos setores de comércio e serviços. Apesar do número expressivo, o valor representa uma queda nominal de R$ 2,46 bilhões em relação ao ano passado.
As mães devem ser as principais homenageadas, mencionadas por 77% dos consumidores. Em seguida aparecem as sogras (18%) e as esposas (17%). O gasto médio estimado com as compras é de R$ 298, sendo mais elevado entre os homens (R$ 334) e nas classes A/B (R$ 351). Entre os consumidores, 15% planejam gastar entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 11% devem desembolsar até R$ 100.
Entre os que vão às compras, 51% afirmam que presentear as mães é uma forma de retribuir o carinho e o esforço delas. Outros 25% veem o gesto como algo importante e 19% têm o hábito de presentear quem gostam.
Para a maioria dos entrevistados (69%), os preços estão mais altos este ano. Ainda assim, 39% dizem que devem gastar mais do que em 2024, enquanto 37% pretendem manter o mesmo valor e 16% planejam reduzir os gastos. Entre os que vão gastar mais, 60% querem comprar um presente melhor, 44% afirmam que os itens desejados estão mais caros e 31% pretendem comprar mais de um presente.
Já entre os que vão reduzir os gastos, 40% alegam que querem economizar, 26% comprarão menos presentes e outros 26% mencionam dificuldades financeiras.
“O Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre. Apesar da queda em relação ao ano passado, sabemos que o brasileiro tem a tradição de presentear. É importante pesquisar preços e manter o controle do orçamento, já que o país enfrenta um período crítico de inadimplência e juros elevados”, alerta o presidente da CNDL, José César da Costa.
Perfumes, roupas e cosméticos lideram o ranking dos presentes
A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser os perfumes (47%), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). E em média, serão comprados 2 presentes.
Os consumidores pretendem comemorar a data principalmente na casa da mãe (43%), em sua própria casa (28%) e 11% pretendem almoçar fora em restaurantes ou bares.
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (80%), principalmente em shopping center (32%), shopping popular (19%), lojas de departamento (17%) e nas lojas de rua (11%).
Já 45% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet, sendo que 73% pretendem comprar em aplicativos, 69% em sites e 28% pelo Instagram.
Os tipos de sites / lojas online mais citados para a compra dos presentes são os de varejistas internacionais (52%), seguidos dos sites de lojas de cosméticos e perfumes (45%) e varejistas nacionais (37%).
Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as principais justificativas de compra são: a variedade de produtos (72%), os preços mais baixos (61%), a qualidade dos produtos (38%) e a economia de gastos (31%).
“As compras por aplicativos têm crescido, uma vez que as lojas e os marketplaces têm investido neste tipo de ferramenta. Apesar disso, as compras em lojas físicas continuam sendo a preferência dos brasileiros, que gostam de negociar e experimentar o produto antes de levar para casa”, destaca Costa.
79% pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar; PIX será a forma de pagamento mais utilizada
A pesquisa aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (79%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (85%), seja em sites/aplicativos (74%) e nas redes sociais (41%). 68% farão a pesquisa de preços em lojas físicas, com destaque para lojas de shoppings (47%), lojas de rua (32%) e supermercados (17%).
Em relação a forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (46%) e cartão de débito (23%). 56% citam o pagamento à prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (31%). A média será de 4 prestações.
32% dos que pretendem comprar presentes estão com contas atrasadas
A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia das Mães já extrapolaram o limite do seu orçamento: 27% admitem que costumam gastar mais do que podem com as compras na data.
Outro comportamento preocupante, 32% dos consumidores que pretendem ir às compras estão com contas em atraso, sendo que 63% estão com o nome sujo atualmente. Além disso, 13% reconhecem que pretendem deixar de pagar alguma conta para ir às compras neste Dia das Mães.
“A inadimplência do brasileiro tem batido recorde e isso acende um alerta em relação à importância do controle dos gastos nas comemorações. O consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas. O ato de presentear não pode ser mais importante do que o orçamento da família. Nessa hora vale usar a criatividade e até mesmo dividir o pagamento do presente com outras pessoas”, orienta.
O levantamento aponta que 82% pagarão o(s) presente(s) comprado(s) sozinhos, e 13% pretendem dividir o pagamento com mais pessoas. Entre aqueles que pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s), 56% farão entre irmão(ã), 34% com outros familiares e 13% com o pai.
METODOLOGIA
Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o Dia das Mães deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: 730 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia das Mães. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,63 p. p. e 4,0 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: de 01 a 10 de abril de 2025.
Testes: Os testes estatísticos foram realizados dentro de cada categoria – mais ou menos intenso (Sexo Mas. X Fem., Idade por faixa e Classe AB x CDE) com nível de confiança de 95%.