
Após ser cancelada na Sexta-feira Santa (29) devido à forte chuva que atingiu a região, a tradicional encenação da Paixão de Cristo da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita, em Santo André, ganhou nova data. O espetáculo será apresentado neste domingo (5), às 19h30, no estacionamento da Prefeitura Regional (rua Alcides Maia, 12), ao lado da igreja.
Mesmo com o palco montado, iluminação pronta e mais de 500 pessoas reunidas, a apresentação precisou ser cancelada por motivos de segurança. “Foi um momento muito difícil. Estava tudo pronto, com todos os voluntários a postos, mas a chuva não deu trégua. Precisamos pensar na segurança do elenco e dos equipamentos”, conta Yasmin Marque, integrante da direção geral do espetáculo.
A montagem envolve mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, e é fruto de um ano inteiro de trabalho. Desde abril de 2023, a comunidade se mobilizou em núcleos como teatro, figurino e cenografia para planejar cada detalhe. Cerca de R$ 10 mil foram arrecadados por meio de rifas, doações e bazares para cobrir os custos com som, palco e iluminação.
Graças ao apoio dos fornecedores — que se comprometeram a disponibilizar novamente a estrutura sem custos extras — e ao esforço dos voluntários, a apresentação poderá acontecer com uma estrutura reforçada, pensada para resistir às condições climáticas. “Vamos estar mais preparados. Com essa nova estrutura, esperamos receber novamente um grande público e emocionar com a nossa mensagem”, afirma Yasmin.
Novidades e tradição
A encenação da Paixão de Cristo é uma tradição da paróquia, mas neste ano ganhou fôlego novo com a criação do Núcleo da Paixão de Cristo, voltado exclusivamente à produção do espetáculo. A organização foi ampliada e dividida em subgrupos responsáveis por diferentes áreas, como figurino, cenografia, teatro, dança e comunicação.
A proposta também valoriza a diversidade de idades entre os participantes. O elenco vai desde um bebê — que representa o menino Jesus em uma das cenas — até a integrante mais experiente, com mais de 60 anos. “A interação entre gerações tem sido um grande aprendizado. As crianças trazem alegria, os mais velhos compartilham experiência, e a juventude é a base do projeto”, destaca Yasmin.
Parte da programação da Semana Santa, a apresentação é um momento de fé, reflexão e renovação para a comunidade. A nova data é vista como um símbolo de resistência e esperança. “Seguimos firmes com a missão de fazer acontecer. A nossa fé nos move, e queremos que o verdadeiro sentido da Páscoa chegue a todos”, completa.
A direção geral do espetáculo é formada por Yasmin Marque, Tais Ribeiro, Janis Macedo, Fernanda Carvalho e Guilherme San. A equipe conta ainda com coordenação de dança (Maria Eduarda Oliveira e Valéria Santos), música (Lucas Marcondes), teatro (Gustavo Henrique), figurino (Geovana Alexandra), cenografia (Janis Macedo), comunicação (Leonardo Nascimento e Kaiky Leite), intercessão (Felipe Leite), produção geral (João Pedro da Silva), sonoplastia (Matheus Silva) e financeiro (Bruna Aragão).
Serviço
Encenação da Paixão de Cristo
Local: Rua Alcides Maia, 12 – Vila Luzita, Santo André
Data: Domingo (04/05)
Horário: 20h
Entrada gratuita