
Os restaurantes do ABC projetam um crescimento expressivo no movimento para o Dia das Mães, celebrado neste ano no domingo, 10 de maio. A expectativa dos estabelecimentos é, no mínimo, dobrar o fluxo de clientes em comparação com um fim de semana comum. Para potencializar os resultados, muitos devem adotar a chamada “semana das mães”, com cardápios especiais e promoções temáticas, conforme sugerido por entidades do setor.
Segundo o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), a data representa uma das mais importantes para o setor de alimentação fora do lar. “É uma época boa para os estabelecimentos recuperarem vendas, planejarem o cardápio, atrair e fidelizar o cliente”, afirma Beto Moreira, presidente da entidade.
Um dos restaurantes já em ritmo de preparação é o tradicional Rosa’s Churrascaria, em Santo André, conhecido pelo clássico filé mignon à parmegiana, servido com salada de escarola fininha temperada com vinho e torresmo crocante. De acordo com o proprietário Mauro Júnior, a casa — que costuma atender cerca de 300 pessoas — deve receber até 360 clientes na data. Para isso, a estratégia será ampliar o número de mesas em cerca de 20 unidades.
“Neste dia o perfil do público é diferente. Chegam grupos maiores, famílias inteiras que querem comemorar juntas. É uma celebração”, explica o empresário.
Além do atendimento presencial, o restaurante também se organiza para atender pedidos para retirada no local. Mauro orienta que as encomendas sejam feitas com antecedência e avisa que haverá um horário exclusivo para retirada, das 10h às 11h30.
Apesar do otimismo e da preparação, o empresário observa mudanças no comportamento do consumidor. “Percebemos nestes dois últimos anos uma diminuição do consumo devido à alta dos preços, levando os consumidores a reduzirem gastos e a mudar seus hábitos de compra”, diz, ressaltando uma retração no consumo.
Diretor do Sehal, Cesar dos Santos Ferreira, acrescenta que boa parte dos empresários ainda enfrenta dificuldades, porém a data é oportunidade para recuperar vendas. Segundo ele, um terço dos estabelecimentos ainda não consegue operar com lucro.
No entanto, pesquisa de entidades do setor indica que mais de 80% das pessoas querem celebrar com as mães. “Devido a essa perspectiva, a orientação à categoria é criar a semana das mães para melhorar e impactar o negócio durante toda a semana”, finaliza Cesar, que também é empresário do ramo gastronômico em Ribeirão Pires.