
Em uma ação que reforça o compromisso com o acesso à cultura, a Unipar proporcionou a 400 estudantes e profissionais da rede pública de Cubatão, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra uma imersão na edição de 2025 da SP-Arte, um dos maiores eventos de arte e design da América Latina. Realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, a visita, que teve número recorde de participantes, se propõe a ampliar o repertório artístico e cultural dos jovens, aproximando-os de um universo muitas vezes distante de sua realidade.
O impacto da vivência foi sentido logo nos primeiros passos dentro da exposição. A coordenadora e professora de química da ETEC de Ribeirão Pires, Marta Santana, destaca a relevância pedagógica da experiência. “Para os alunos, é uma experiência única, é muito importante. Eles estão vendo uma realidade na qual eles não vivem em seu cotidiano. Alguns moram em regiões mais afastadas, como é o caso do nosso município de Ribeirão Pires, então é fundamental eles verem pessoalmente aquilo que eles só vêm nos livros”, comenta ela.
Durante a visita à 21ª edição da mostra, os jovens e educadores puderam explorar obras de mais de 300 expositores, entre galerias de arte e estúdios de design. Entre os destaques estavam nomes consagrados como Di Cavalcanti, Volpi e Ismael Nery. E os alunos não demoraram a se envolver com o ambiente artístico. Ana Cristina Falcão, da Etec de Cubatão, mostrou-se encantada com o que viu: “Tô achando tudo muito lindo”, disse, após conhecer obras e conceitos até então inéditos para ela.
Victor Alves, estudante do curso de Química da Etec de Ribeirão Pires, também compartilhou seu entusiasmo. “Gosto muito de arte, e esse tipo de conteúdo só enriquece minha vida”, afirmou. Para o professor Leandro Vicente, da Etec de Cubatão, ações como essa criam oportunidades transformadoras. “Parcerias como essa são muito valiosas porque oferecem aos alunos a chance de ter contato com obras que talvez nunca conheceriam em uma exposição internacional”, conclui.
Investimento na formação cultural dos estudantes
O evento integra uma série de iniciativas da companhia voltadas à promoção do desenvolvimento humano por meio da educação, cultura, esporte, ações sociais e ambientais, além do saneamento. Ao facilitar o acesso de comunidades do entorno das fábricas a eventos de grande relevância, como a SP-Arte, a Unipar contribui para estimular a criatividade, o pensamento crítico e o interesse por arte e cultura, alinhando-se ao propósito de gerar valor nas relações com a sociedade.