
Após a tempestade que afetou Santo André no dia 31 de março, a Defesa Civil prestou assistência humanitária para cerca de 100 famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas. Desde então, munícipes receberam 1.260 itens de limpeza e higiene, 50 kits de alimentos, 84 cartões de alimentação no valor de R$ 150 e 40 colchões.
A ação ocorreu com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Os kits de limpeza e higiene são compostos por vassoura, rodo, pá, saco de lixo, água sanitária, sabão em pó, pano de limpeza, álcool em gel, papel higiênico, sabonete e creme dental.
O volume pluviométrico registrado no dia foi, em média, de 100 milímetros. A média histórica de chuvas esperada para todo o mês de março é de 226 milímetros. Ou seja, em apenas um único dia choveu quase 50% do esperado para todo o período.
Em decorrência das fortes chuvas, a Defesa Civil contabilizou cerca de 130 solicitações de atendimento. “A maioria das demandas foi relacionada à queda de árvores e inundações. Também houve registros de deslizamentos, além de quedas de muros e de lajes”, explica a diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Priscila de Oliveira.
Não houve vítimas fatais e apenas uma família com cinco pessoas do Núcleo Nova Guaraciaba, na Vila Guaraciaba, ficou desalojada. Os moradores também receberam ajuda da Defesa Civil.
Em caso de urgência, os munícipes de Santo André podem acionar a Defesa Civil pelo número 199.