
Com propósito de desafogar o tráfego no entorno do Paço, São Bernardo planeja a construção de um viaduto estaiado que fará a interligação direta entre as avenidas Lucas Nogueira Garcez e Pereira Barreto, dois dos principais eixos viários da cidade. Com investimento superior a R$ 200 milhões, financiado do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), as obras têm previsão de término em até 36 meses após o início dos trabalhos.
O projeto, que já está pronto e entra em licitação nos próximos meses, faz parte de um conjunto de ações para melhorar o tráfego na região central de São Bernardo e, assim, otimizar a conexão da cidade com os demais municípios do ABC. A avenida Pereira Barreto é considerada um dos mais importantes acessos a Santo André, enquanto a avenida Lucas Nogueira Garcez conecta à rodovia Anchieta e Diadema.
Além do viaduto estaiado que será construído, a Prefeitura prevê também melhorias viárias no entorno para potencializar o fluxo de veículos e assegurar que a nova ligação funcione com eficiência.
Viaduto Estaiado Robert Kennedy
Enquanto o novo projeto avança para o processo licitatório, outra obra de grande porte já está em ritmo acelerado: a construção do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, que terá 400 metros de extensão e será o primeiro nesses moldes na cidade. A entrega do novo viário está prevista para o segundo semestre deste ano.
A estrutura conectará a avenida Robert Kennedy ao futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, no bairro Jordanópolis. Essa ligação facilitará o deslocamento entre os bairros Pauliceia e Taboão e aliviará o tráfego na avenida Piraporinha, especialmente no trecho que se cruza com a Robert Kennedy. Com a conclusão, estima-se que cerca de 20 mil viagens diárias sejam beneficiadas.