
Um problema elétrico na cabine primária da ETEC (Escola Técnica) Professora Maria Cristina Medeiros, em Ribeirão Pires, deixou a escola sem energia desde o dia 13 de março e as aulas estão acontecendo de forma remota, com muitas dificuldades segundo pais e alunos e sem amparo dos professores para tiragem de dúvidas e explicações. O Centro Paula Souza, que administra as ETECs, pede desculpas e diz que o conserto das instalações elétricas ainda deve levar pelo menos mais 15 dias, isso porque os reparos sequer começaram a serem feitos, pois a contratação da empresa que fará o serviço ainda está em curso.
De acordo com Esther Santos, mãe de aluna do primeiro ano do curso de Química da ETEC, a filha encontra muitas dificuldades com a plataforma online e diz que o conteúdo do curso está sendo perdido. “Não tem explicações, minha filha está sem orientação nenhuma. Ela recebe as tarefas, faz do jeito que acha que está certo e entrega. Hoje mesmo passaram uma tarefa de matemática que ela vai fazer sem orientação”, diz.
A mãe teme que a filha, que fez prova para entrar na ETEC e fazer o curso dos seus sonhos, perca o interesse logo nos primeiros meses de estudo. “As aulas começaram e, em menos de um mês, acontece isso, será que não poderiam ter feito uma manutenção preventiva durante as férias para isso não ocorrer? Agora fica difícil para a minha filha que tem dificuldade com aulas online”, lamenta a mãe que contou que não recebeu nada de orientação da escola sobre previsão de retorno às aulas presenciais.
Silvana Godec Silva, mãe de outra estudante em primeiro ano na ETEC de Ribeirão Pires, e que está no curso de administração, diz que também não teve nenhum comunicado da escola. “Durante uma aula online uma professora falou que ia demorar ainda para consertar e foi só isso, mais nada, a gente liga lá e só dá ocupado. Eles têm que dar um prazo certo para nós, porque é um absurdo demorar tanto assim para consertar um problema elétrico; as aulas começaram em fevereiro e mal começou já parou por causa de falta de energia. A aula on-line não é a mesma coisa, minha filha não consegue pegar e está perdendo conteúdo”, reclama.
Resposta do Centro Paula Souza
Em curta nota enviada ao RD o Centro Paula Souza, não respondeu aos questionamentos sobre qual é o exato problema identificado na parte elétrica do prédio da ETEC, porque o reparo demora tanto para ser feito, nem quantos alunos estão matriculados na escola. O órgão estadual pede desculpas e diz que os alunos ainda vão esperar mais 15 dias pelo menos para o retorno às aulas presenciais.
“O Centro Paula Souza (CPS) pede desculpas aos alunos da ETEC de Ribeirão Pires pelos transtornos causados pelas fortes chuvas de março. A direção da unidade já iniciou a contratação da empresa que fará o restabelecimento da energia na escola. A previsão é que a situação seja normalizada em 15 dias. Neste momento, as aulas na Etec de Ribeirão Pires ocorrem no formato remoto. Os alunos que não conseguirem acesso às aulas online terão suporte no retorno ao presencial para que não haja prejuízo pedagógico. A Unidade de Infraestrutura do CPS realiza vistorias regularmente nas unidades para avaliar necessidades de serviços e valores para reformas”, diz o comunicado.