
Nesta quarta-feira (02/04) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e Mauá estrutura e fortalece suas redes para atender esse público e os portadores de deficiência em geral. Secretarias de Educação, Esportes e Lazer, Assistência Social e a recém-criada Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência trabalham juntas para oferecer uma gama de serviços.
A rede municipal de Educação, por exemplo, tem 18 mil alunos, sendo 591 com deficiência, 26,4% são meninas e 73,6% são meninos. Desse total, 88,4% têm Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nós temos algumas modalidades e organização para alunos portadores de deficiência. Primeiramente fazemos contato com a família e depois a anamnese (histórico de observação clínica). Posteriormente, organizamos um trabalho junto à família e aos professores de sala, preparando materiais que atendam a demanda de cada aluno”, observa o professor Adilson dos Santos Nascimento, da Escola Municipal Alberto Betão Pereira Justino.
Já a Secretaria de Esportes e Lazer atende 127 alunos portadores de deficiência, 80% com TEA. Desses, 38 têm um trabalho específico e personalizado. Os demais, 89 alunos, estão em aulas regulares e interagem normalmente nas aulas de yoga, natação, basquete, futebol, capoeira, artes marciais, entre outras modalidades.
Carteirinha
A Secretaria de Assistência Social já emitiu na cidade de Mauá 884 Carteiras de Identificação do Autista, documento que garante prioridade para o autista no acesso aos espaços públicos e eventos.
Saúde
As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) recebem atendimento completo e inclusivo nos diversos pontos da rede de atenção à saúde de Mauá. Na Atenção Básica, são acompanhadas nos seus ciclos de vida e se necessário os segmentos especializados são referenciados para os serviços de Atenção Especializada, onde equipes multiprofissionais realizam o atendimento e o cuidado com estas pessoas. Essa equipe inclui fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais. Além disso, essas equipes trabalham em parceria com outros serviços do município, como educação, esporte e cultura, para garantir o pleno desenvolvimento e a inclusão dessas pessoas na sociedade.
Em média, 300 crianças e adolescentes utilizam os serviços de saúde por mês, sendo em sua maioria no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no CAPS Infanto Juvenil. |
Nova Secretaria – A Secretaria de Proteção e Defesa das Pessoas com Deficiência representa um marco para a história de Mauá. Criada no início do mês pelo prefeito Marcelo Oliveira, a Pasta, que nunca existiu na cidade, tem como objetivo criar políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência.