
São Bernardo realizou a entrega de kits maternidade para as mães que deram à luz no Hospital da Mulher durante o mês de março, em celebração ao mês da mulher. A iniciativa visa reforçar o acolhimento humanizado, além de oferecer um suporte econômico às famílias. Em cada kit completo com macacão de plush, macacão de malha, bodies de manga curta e longa, mijões, touca, luva e sapato, saída de maternidade e manta.
A ação foi promovida em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Na primeira entrega, 15 mães receberam o kit, e a iniciativa se estenderá para todas as mulheres que tiveram seus filhos no hospital ao longo do mês.
Uma das beneficiadas pela ação, Viviane Souza, moradora do bairro Taboão, celebra a entrega do kit e destaca o acolhimento recebido. “É um símbolo de humanização. As mães fazem de tudo pelos filhos, e esse kit nos dá orgulho de viver em São Bernardo. Sair da maternidade com esse carinho me trouxe uma alegria muito grande. A estrutura do hospital já é incrível, e o atendimento foi espetacular”, afirmou Viviane, que deu à luz ao pequeno Bernardo.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zana Lima, reforça a importância da iniciativa. “Nós sabemos da importância do enxoval para as mães da nossa cidade e o quanto isso faz a diferença nas economias familiares. Foi pensando nisso que nosso governo desenvolveu essa ação, para demonstrar nosso carinho e garantir que as crianças saiam do hospital com esse gesto de acolhimento”, afirma.
A secretária da Mulher, Sandra do Leite, ressalta a importância da iniciativa para fortalecer o acolhimento das mães no município. “Esse kit representa mais do que um auxílio material, ele simboliza o olhar cuidadoso da nossa gestão para as mulheres. A maternidade é um momento de transformação na vida de qualquer mulher, e essa ação mostra que elas não estão sozinhas. É fundamental que o poder público esteja presente e ofereça suporte para que cada mãe se sinta acolhida e respeitada”, afirma.
Saúde pra todos
A entrega dos kits maternidade faz parte de uma série de ações promovidas pela Prefeitura de São Bernardo neste mês de março. Entre as iniciativas, a cidade realizou um novo mutirão da Caravana da Saúde, programa que tem como objetivo zerar filas de consultas, exames e cirurgias até 1º de julho. A mobilização aconteceu simultaneamente em quatro equipamentos de saúde, com a expectativa de atender mais de 11 mil pessoas em apenas um fim de semana. Desde o lançamento do programa, em janeiro, mais de 80 mil atendimentos já foram realizados.
Além disso, a Prefeitura inaugurou a 1ª Casa de Passagem para Mulheres Vítimas de Violência. Também foram assinadas ordens de serviço para a reforma da Casa da Gestante e do telhado do Hospital da Mulher, além da entrega do primeiro mamógrafo do hospital e da marca histórica de zerar a fila de espera por tomografia no município. Com essas ações, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a humanização e o cuidado com as famílias de São Bernardo.