
Os secretários de Educação de Diadema, Felipe Sigollo, e de Santo André, Pedro Botaro, além das diretoras de São Bernardo do Campo, Suseli Vissicaro, e de Santo André, Thais Coelho, foram selecionados para participar do curso “Implementação de Políticas Educacionais – Transformando Políticas em Ação”. A formação, voltada para altos gestores, conta com renomados professores brasileiros, como Ricardo Paes de Barros, Laura Muller Machado, Ricardo Henriques, Fred Amâncio, Sergio Lazzarini e Eduardo Queiroz.
Também participam do curso o secretário de Educação da Cidade de São Paulo, Fernando Padula, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Schweickardt, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, além de dirigentes municipais e estaduais da Bahia, Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Santa Catarina e São Paulo.
Sobre o curso
A formação, promovida em parceria entre a Fundação Bracell e o Insper, tem como objetivo desenvolver lideranças na área da educação e fortalecer o compromisso com a implementação de políticas públicas eficazes.
O curso teve início na última quinta-feira (20/03), abordando temas como “A importância do uso da evidência”, com Ricardo Paes de Barros; “Teoria da Mudança e estudo de caso”, com Laura Abreu; e “Divisão de Atribuições”, com Patrícia Pessoa Valente.
Na sexta-feira (21/03), as aulas do primeiro módulo seguiram com discussões sobre “Financiamento da Educação”, com Ursula Peres; “Sistema de Monitoramento”, com Samuel Franco; e “Exemplos de Implementação”, com Mirela de Carvalho. Além disso, houve um momento de diálogo e troca de experiências com David Evans, economista-chefe para o Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para o secretário de Educação de Diadema, Felipe Sigollo, a formação fortalece o comprometimento dos gestores com a melhoria da educação pública.
“O curso proporciona uma intensa troca de ideias e experiências entre pesquisadores, gestores públicos e outras lideranças da educação que influenciam a criação e implementação das políticas públicas no setor. É uma experiência enriquecedora, que certamente trará avanços para todos os municípios participantes.”
O segundo módulo do curso acontecerá nos dias 22 e 24 de maio, seguido por um terceiro módulo online. Além do conteúdo teórico, haverá discussões sobre casos práticos e estratégias de gestão em áreas como Transporte Escolar, Livro Didático, Educação Infantil, Alimentação Escolar e Dinheiro Direto na Escola.
A Fundação Bracell é uma organização privada sem fins lucrativos que apoia iniciativas voltadas à Educação Infantil, à primeira infância e ao desenvolvimento de lideranças.