
Santo André ampliou um projeto que já vem dando resultados nas residências localizadas em comunidades e núcleos da cidade, estendendo agora para os comerciantes dessas localidades, com o lançamento do CEP Digital Empreendedor. O projeto foi pioneiro no país, implantado em 2023, e agora a ideia é auxiliar a formalização também dos comércios.
Com essa regulamentação, o endereço desses micro e pequenos comerciantes passará a existir formalmente, o que possibilita a regularização das empresas, a emissão de notas fiscais e, consequentemente, o crescimento de seus negócios.
O jovem Felipe Fernandes, 21 anos, está a quatro meses à frente de uma loja multimarcas de roupas, calçados e acessórios no Morro da Kibon, e foi o primeiro empreendedor andreense a receber o CEP Digital Empreendedor, a partir do qual pretende ter mais facilidades não só para vender como fazer seu comércio crescer.
“Essa solução é ótima, porque uma das principais dificuldades que nós comerciantes aqui da região enfrentamos é quanto a essa logística de enviar e receber encomendas. E com isso a gente tem a possibilidade de expandir o nosso comércio para o ramo digital. Podemos, a partir desse CEP digital novo, inserir a nossa loja no e-commerce, o que até então tinha sido uma dificuldade que encontramos e nos limitamos apenas à loja física, mas agora temos a possibilidade dessa expansão também”, explica Felipe Fernandes.
“E a Prefeitura deu todo o auxílio necessário, todo o suporte e conseguimos regularizar toda a situação”, continua o empreendedor.
O CEP Digital é reconhecido por meio de decreto municipal desde 2023. Santo André foi a primeira cidade do Brasil a implantar essa tecnologia em prol da população que vive em comunidades e núcleos consolidados e, a partir de agora, comerciantes poderão usufruir das benfeitorias desse projeto.