
A edição mensal do programa Moeda Pet no Parque Central, em Santo André, será realizada neste sábado (29/03), das 9h às 13h, mas em um novo local. Em vez de ser em frente à entrada principal, agora a iniciativa passa a ocorrer no bolsão de estacionamento interno do parque, que é de uso exclusivo dos funcionários. A entrada é pela rua Gamboa, perto da Praça Kantal Yasbek.
A mudança foi projetada para melhorar a recepção dos participantes, que, em 95% dos casos, vão de carro.
Cada munícipe pode levar até três quilos de garrafas PET, para trocar pela mesma proporção de ração. Um quilo do material plástico equivale a 20 garrafas de dois litros, 25 de um litro ou 36 de 600 ml.
Em janeiro e fevereiro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já arrecadou mais de 1,5 mil quilos de garrafas (30 mil unidades) e ração. Quem participar do programa também tem a opção de doar a ração para ONGs.
Além da edição exclusiva no Parque Central, todo último sábado do mês, o Moeda Pet está presente nas 31 comunidades andreenses que são beneficiadas pelo programa Moeda Verde, cujo objetivo é incentivar que a população troque recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti. A programação completa das iniciativas está disponível em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.