A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente a Pesquisa de Desempenho do Franchising 2024, comparando com os dados de 2023. Neste levantamento, o ABC faturou R$ 5,8 bilhões neste setor, um crescimento de 10,47% em relação ao ano anterior. Ao RD Momento Econômico desta terça-feira (25/03), o diretor de Marketing e Comunicação da ABF e master franqueado da AlphaGraphics, Rodrigo Abreu, ressaltou o olhar cada vez maior do brasileiro para este setor como forma de empreender.
“Está acontecendo esse bom destaque, porque o brasileiro está empreendendo cada vez mais. Em paralelo a isso, o brasileiro está descobrindo cada vez mais que o franchising é uma forma mais segura para empreender, em comparação ao empreendedor independente. Por poder se beneficiar de uma marca conhecida, de um suporte contínuo e de projetos de marketing, ele tem uma curva de aprendizado, ou seja, ao invés de empreender sozinho, ele opta por se juntar a outro.”, explica.
O maior crescimento percentual aconteceu em Rio Grande da Serra com uma alta de 19,49%, alcançando os R$ 18,5 milhões no ano passado. Seguido por Diadema com 15,97%; São Caetano com 15,21%; São Bernardo com 11,84%; Ribeirão Pires com 8,2%; Santo André com 6,86%; e Mauá com 6,13%.
Rodrigo aponta o crescimento dos setores de entretenimento e lazer, saúde e beleza, e alimentação como os principais da região, alcançando marcas acima dos 20%. Ainda sobre o ABC, o diretor aponta que a baixa taxa de desemprego também ajuda a explicar o crescimento do franchising, tanto para franqueadores quanto para fraqueados.
“Além dos empreendedores estarem buscando um investimento através do franchising, a gente vê por outro lado mais marcas chegando ao setor de franchising. Indústrias optando por expandir os negócios pelo franchising, negócios regionais optando por essa expansão. O que aconteceu foi um incremento de marcas, incremento de setores e a maior busca pelo sistema.”, reafirma Rodrigo.
O crescimento no número de franqueados também é ressaltado pela procura de crédito no mercado, um maior treinamento de quem busca este tipo de investimento e também a inclusão de outros entes como o Sebrae.