
Após uma reivindicação da Termomecanica São Paulo S.A., São Bernardo iniciou, em dezembro de 2024, uma obra para viabilizar o retorno ao lado oposto da avenida Caminho do Mar, no bairro Rudge Ramos. No entanto, moradores relatam que, embora necessária, a intervenção prejudica outras vias da região, que precisarão passar por remanejamento viário.
A via mais impactada é a rua Raposo Tavares. José Coutinho Simões, de 78 anos, afirma que o poder público demorou a reconhecer a necessidade da obra. “Foi preciso a reivindicação da Termomecanica para perceberem o quanto era essencial”, comenta.
Simões explica que a obra teve início há quatro meses e foi solicitada após a empresa adquirir um imóvel no lado oposto de sua sede, com o objetivo de melhorar o tráfego nos dois sentidos. O imóvel, que anteriormente pertencia à Prefeitura, abrigava diversos departamentos municipais.
Apesar de facilitar o retorno dos motoristas, Simões alerta que a mudança exige ajustes viários na rua Raposo Tavares, incluindo a realocação do semáforo e da faixa de pedestres, para evitar congestionamentos.
A Prefeitura não respondeu ao RD se pretende realizar alguma obra para mitigar os impactos na região.