
Em mais uma ação para zerar as filas de espera na saúde de São Bernardo, o Programa Caravana da Saúde realizará neste sábado e domingo (22 e 23/3) dois mutirões de avaliação de 8.188 pessoas que aguardam na fila por próteses dentárias. A mobilização visa verificar quais pacientes ainda precisam da prótese e permitir a Secretaria de Saúde planejar as próximas etapas dos atendimentos.
Os mais de 8 mil moradores são contatados por funcionários dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), onde serão realizados os atendimentos, para os agendamentos. Os mutirões serão realizados das 8h às 17h.
“O objetivo principal do Mutirão de Requalificação dos Pacientes da Especialidade de Prótese é atualizar e reclassificar a fila de espera para reabilitação protética, garantir acesso à adequação bucal dos pacientes que ainda necessitam de prótese”, explica a diretora de Divisão Saúde Bucal, Débora Cristina Perin Durante.
Para atender à demanda, 34 dentistas estarão mobilizados nos três CEOs, que realizarão avaliações odontológicas essenciais para o avanço do tratamento dos pacientes. “A participação dos munícipes convocados é fundamental. A presença no mutirão permitirá que a equipe identifique com exatidão a necessidade que cada um, o número de pessoas que ainda necessitam de prótese e evitar que pacientes que já atendidos permaneçam na fila”, completa Débora.
A diretora afirma, ainda, que nesta etapa não será realizada a primeira moldagem da prótese, mas uma triagem essencial para garantir que todos que precisam sejam contemplados nos próximos atendimentos. Outras informações sobre os mutirões de avaliação odontológica podem ser obtidas por meio do número de WhatsApp: 97660-8002.
Neste fim de semana, dias 22 e 23 de março, a Caravana da Saúde tem 7.160 atendimentos agendados, além dos pacientes convocados para a qualificação da fila da prótese dentária. Consultas e exames serão realizados na Policlínica Centro, no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), no Hospital de Olhos e no Hospital de Clínicas.
Acelerar a fila
Desde seu lançamento em janeiro, a Caravana da Saúde já acumula mais de 70 mil atendimentos, entre consultas especializadas, exames e cirurgias. Os serviços incluem 5.054 tomografias com contraste, 7.177 ultrassons, 26.874 consultas com especialistas, 1.713 mamografias e 19.472 atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).