
Diretoras e diretores de escolas municipais passaram por capacitação e atualização do aplicativo utilizado no Programa Escola Segura, da Prefeitura de São Caetano. O dispositivo permite o acionamento imediato das forças de segurança em casos onde há risco à vida de alunos e funcionários das unidades escolares.
A atividade aconteceu na sede do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), no bairro Barcelona. O objetivo foi atualizar o cadastro de diretores, mostrar as funcionalidades da ferramenta e demonstrar como há uma integração das forças de segurança, com apoio tecnológico, para agir rapidamente em ocorrências de gravidade.
O aplicativo foi implantado em São Caetano em 2023, ano em que houve ao menos nove casos de ataque a escolas em todo o Brasil. O dispositivo foi integrado a uma rede já instalada de câmeras dentro do GCE exatamente para agilizar atendimentos de chamados em casos similares. São Caetano tem todos seus 15 bairros monitorados e praticamente todas as escolas com pelo menos uma câmera nas proximidades.
Somente a equipe gestora de cada escola está autorizada a utilizar o aplicativo – o CGE fica responsável pelo cadastro de pessoas indicadas pelas unidades escolares. A tecnologia permite o acionamento até mesmo se o diretor não estiver fisicamente na escola. Caso o botão seja apertado, GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e Polícia Civil assumem a ocorrência.