
São Bernardo realizou neste domingo (16/3) a 1ª Corrida Inclusão em Movimento, com saída do Ginásio Poliesportivo, e reuniu cerca de 1,2 mil participantes, segundo a Prefeitura.
Cerca de 150 pessoas com deficiência, entre cadeirantes pessoas com paralisia cerebral e TEA (Transtorno do Espectro Autista), foram os primeiros a largar para os 5 quilômetros de corrida e para os 3 quilômetros de caminhada.
Desde o dia 1º de fevereiro, com a vigência da reforma administrativa, a pasta que encabeça as ações voltadas ao público passou a ser denominada Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA. O objetivo da mudança é buscar mais assertividade com as políticas públicas afirmativas.
“Nosso evento é muito mais do que uma corrida de inclusão. O nome Inclusão em Movimento simboliza um compromisso contínuo, que não pode parar. Este é um marco, um primeiro passo para reforçar que as pessoas com deficiência estão entre nós e podem, como qualquer um, chegar onde quiser, fazer o que gostam e viver sua plenitude”, afirma Fábio Branco, titular da Secretaria.
Cidade inclusiva
Os olhos do papai Gustavo Silva Souza não escondiam a emoção. Depois de cruzar a linha de chegada, o filho Heitor o esperava para um longo abraço. “A gente tenta incluir nossos filhos em todos os setores da sociedade. Como a corrida é um lugar inclusivo, eu fiz questão de participar, levantar essa bandeira, porque todos precisam estar aqui nesse ambiente e se sentir integrados. O meu maior prêmio foi receber o abraço do meu filho, que é autista (nível I). Ele é o meu maior incentivo”.
Com mais de 100 corridas no currículo, o pequeno Samuel Valentim de 12 anos se tornou o embaixador do evento deste domingo. “Fiquei muito feliz em ver tanta gente hoje em um evento voltado para a inclusão. Quem ainda não corre ou tem algum receio por conta de alguma deficiência eu digo: venha para esse movimento com a gente”.
Samuel é morador da cidade e nasceu com mielomeningocele, que causa má-formação na coluna vertebral e hidrocefalia. Em 2019, um amigo da família levou o pequeno em uma corrida em um bairro de São Bernardo. Isso bastou para que o pequeno se apaixonasse pela modalidade.
Outras ações afirmativas
Em abril, a Secretaria das Pessoas com Deficiência e pessoas com TEA promove no dia 5, o evento Conexão Azul: celebrando a singularidade do Autismo, com uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, definido pela Organização das Nações Unidas em 2007, e é comemorado no dia 2 de abril.
E, no dia 25 de abril, a pasta também promove o 1º Feirão da Empregabilidade com vagas exclusivas para o público PCD.