
Em 2024, o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) de São Caetano realizou 2.448 atendimentos. A equipe, composta por 18 profissionais (entre agentes sociais, quadros técnicos e administrativos, e motoristas), atua nos locais onde é constatada a presença de homens e mulheres em situação de rua, ocorrendo principalmente na região central – 295 pessoas foram abordadas no período.
A atuação segue a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, que versa que o SEAS deve ser ofertado de forma continuada e planejada, com o intuito de garantir o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de situações de risco por violação de direitos, como trabalho infantil, exploração sexual e o uso de drogas.
Como resultado das abordagens, se espera construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais. Além disso, identificar as famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações e as condições em que vivem.
O telefone para acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social é o 91341-4067.