PF prende 14 por comercialização de agrotóxicos ilegais

A Polícia Federal começou hoje a operação Campo Verde para combater o contrabando de agrotóxicos. A operação está sendo realizada em Minas, sale Paraná (principalmente em Foz do Iguaçu), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, em Goiás, e no Distrito Federal. Até as 10 horas, 14 pessoas já haviam sido presas em Goiás.

Cerca de 300 policiais estão cumprindo 21 mandados de prisão e 53 mandados de busca e apreensão. A quadrilha operava com herbicidas (que matam plantes invasoras),
inseticidas (que combatem insetos) e fungicidas (químicos que atacamfungos) com o objetivo de proteger a produção e estocagem de alimentos para consumo humano.

Newsletter RD

A Operação é fruto de uma investigação realizada desde janeiro de 2006 pela Delegacia da Polícia Federal em Jataí (GO) e pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Paraná. Um grupo criminoso fazia a introdução de agrotóxicos ilegais (banidos pela FAO – Food and Agriculture Organization, Organização para Comida e Agricultura das Nações Unidas). Esses agrotóxicos contém agentes químicos altamente prejudiciais que causam graves problemas à saúde ambiental (água, solo e ar) e afetam diretamente o meio ambiente.

Cadeia

A Delegacia de Jataí iniciou também uma investigação sobre o contrabando e distribuição de agrotóxicos no Sudoeste Goiano. As investigações convergiram para um só grupo, que formava uma verdadeira cadeia que ia do contrabando, passando pela distribuição, chegando ao uso dos produtos ilegais, resultando em danos ao meio ambiente e ao próprio ser humano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes