
O Núcleo Especializado em Aprendizagem do Centro Universitário FMABC (NEA-FMABC) anunciou, dia 7 de março, parceria com o Cefac (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica), que oferecerá atendimento gratuito para crianças com diagnóstico de dislexia. O encontro teve a participação das famílias beneficiadas e de profissionais do NEA e do Cefac.
Nesta etapa do programa, denominado “Projeto de Intervenção no TEAp/Dislexia”, foram contempladas 15 estudantes de ensino fundamental que passam por atendimento no NEA-FMABC, que além de seguirem com as consultas e acompanhamento regulares no núcleo contarão com sessões semanais com o apoio de fonoaudiólogos do Cefac, auxiliando os jovens em no desenvolvimento da fala e da linguagem em geral.
A princípio o projeto terá duração de um ano. Em contrapartida ao atendimento, que será providenciado nas imediações do NEA-FMABC, a parceria exige das famílias participantes o compromisso para manterem a frequência dos jovens nas sessões. Os que não mantiverem a frequência e atingirem o limite de duas faltas sem justificativa não participarão do programa.
Além da melhora prevista para o desenvolvimento das habilidades dos alunos, o projeto prevê ainda uma evolução nas metodologias de ensino e cuidado para pessoas diagnosticadas com transtornos de aprendizagem. Os resultados das sessões são utilizados em estudos para verificar quais são os melhores métodos de trabalho.