
O Governo de São Paulo apoia mulheres empreendedoras a abrir ou investir em seus negócios com crédito facilitado. Nos últimos dois anos, foram destinados R$ 331,6 milhões para negócios liderados por mulheres.
Segundo dados da Fundação Seade, o estado de São Paulo tem cerca de 2,5 milhões de mulheres empreendedoras. As mulheres representam quase 36% do total de donos de negócios, ante uma média nacional de 33,8%, segundo levantamento do Sebrae, com base nos dados do 4º trimestre de 2023 da Pnadc (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE.
O levantamento mostra ainda o perfil da empreendedora paulista: quase metade (48%) tem entre 35 e 54 anos, cerca de 40% possui o ensino médio completo ou incompleto e 84% não tem sócios. Do setor de atividade, 64% delas atuam na área de serviços, 71% possuem de 1 a 5 funcionários e metade dessas mulheres empreendedoras é chefe de domicílio.
A Desenvolve SP, agência de fomento paulista ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem opções para micro, pequenas e médias empresas administradas por elas. As mulheres acessam a linha Desenvolve Mulher que possui taxas e prazos de pagamento diferenciados. Até dezembro de 2024, a agência já havia liberado mais de R$ 128 milhões para projetos de empresas lideradas por mulheres no estado.
Para solicitar o recurso, mais de 50% do capital social do empreendimento precisa estar na mão de mulheres. As taxas começam a partir de 0,35% ao mês + IPCA, e a solicitação é feita diretamente no site da Desenvolve SP.