
Os blocos de Carnaval de São Bernardo prometem animar as ruas da cidade, principalmente, a partir deste sábado, 1º de março, com programação que contempla 11 blocos e expectativa de reunir, ao todo, cerca de 20 mil foliões durante os dias de festa. Para garantir que a celebração ocorra com segurança, organização e serviços essenciais à disposição da população, a Prefeitura montou uma força-tarefa integrada entre diversas secretarias.
A Prefeitura entra como apoio operacional aos eventos, sem o uso de recursos municipais. Na área da segurança, a equipe da Secretaria coordenou uma ampla operação para proteger os foliões e quem circula pelas áreas onde os blocos vão passar. O plano inclui acompanhamento de agentes em viaturas, além da instalação de bases móveis nas festas com maior concentração de público.
O titular da pasta de Segurança, Major Topalian, ressalta o compromisso com a proteção dos munícipes. “Planejamos cada detalhe para garantir que os blocos aconteçam com toda a segurança, sem afetar o atendimento regular da Polícia Municipal em todos os bairros.”
Saúde por perto
Profissionais da saúde vão atuar em diversos pontos da cidade para cuidar da saúde dos foliões. Agentes do programa de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) distribuirão preservativos e materiais informativos em todos os blocos. Além disso, blocos que preveem grande público contarão com ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e equipes médicas de prontidão.
“Carnaval é tempo de alegria, encontros e diversão. Estamos aqui para garantir que essa festa aconteça com saúde e segurança para todos”, afirmou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.
Mobilidade
A Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura elaborou um plano especial para minimizar os impactos no trânsito durante o Carnaval. A operação, vigente desde 22 de fevereiro e ativa até 8 de março, prevê bloqueios temporários, desvios e a presença de agentes de trânsito para orientar motoristas e pedestres.
Secretário responsável pelo setor, Francisco José Carone explicou que o planejamento prioriza a fluidez do trânsito e a segurança viária. “Mapeamos os trajetos dos blocos e adotamos medidas para garantir que a festa ocorra sem prejudicar a rotina dos moradores. A orientação é que todos fiquem atentos à sinalização e acompanhem os canais oficiais da Prefeitura para mais informações.”
Veja a programação dos blocos e suas respectivas vias:
– Sábado, 01/03
– 10h às 13h – Bloco dos Rudgeiros: Parque Salvador Arena (início)
– 14h às 18h – Bloco Maria Fuá: rua José Martins Fernandes (início)
– Domingo, 02/03
– 14h às 18h – Mlk’s da Praça: rua Francisco Mendes Pereira (início)
– 13h40 às 17h40 – Filhos da Esperança: av. Laura (início)
– 14h às 17h – Ditinho da Congada: Praça Lauro Gomes (início)
– 15h às 19h – Bloco Comigo Não Morreu: av. Kennedy (início)
– 16h às 20h – Bloco dos Brejeiros: rua Princesa Maria Amélia, 451