
Na tarde desta terça-feira (25/02), os diretores do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) – regional Diadema – participaram da primeira reunião de trabalho com o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi. O encontro, realizado às 17h30, teve como foco a entrega de tópicos estratégicos para o desenvolvimento econômico da cidade sob a ótica da indústria.
Durante a reunião, os representantes do CIESP Diadema reforçaram o compromisso da entidade em colaborar com a administração municipal na implementação de propostas que impulsionem a economia local. Além disso, foi entregue ao prefeito a agenda de atividades da entidade para o primeiro semestre de 2025.
Entre os documentos apresentados, destacam-se a pauta da reunião e um conjunto de propostas elaboradas pelo CIESP Diadema, com objetivo de fomentar o crescimento econômico da cidade, abrangendo diversas áreas estratégicas. Confira:
- Política Municipal de Resíduos Sólidos: Revisão da Lei Municipal 3853/2019 para evitar sobreposição de registros e custos desnecessários às indústrias.
- Tributação (ISSQN x ICMS na Industrialização): Reedição do Decreto 7637/2019 para garantir segurança jurídica e tributação adequada para atividades de beneficiamento industrial.
- Bombeiro Civil: Exclusão da exigência para empresas de grande porte, visto que a legislação trabalhista já cobre a segurança no trabalho.
- Benefícios Tributários: Aprimoramento dos processos de requerimento e ajustes na legislação para garantir segurança jurídica às empresas.
Desenvolvimento Econômico:
- Reativação e ajustes no Conselho de Desenvolvimento Econômico.
- Exigência de parecer do Conselho para projetos que envolvam mobilidade, infraestrutura e tributação.
- Criação de posto de atendimento exclusivo para demandas das indústrias.
- Viabilização de novo acesso à Rodovia dos Imigrantes.
- Melhorias na entrega de encomendas e serviços de internet.
- Expansão do monitoramento por câmeras nas áreas industriais.
- Introdução de mediação e arbitragem para resolução de pendências tributárias.
- Estudo de mercado para o setor de cosméticos visando impulsionar a indústria local.
Além disso, o CIESP Diadema sugeriu a coleta de informações essenciais para subsidiar relatórios e estudos sobre o desenvolvimento econômico da cidade, como dados de arrecadação de ICMS e ISS, principais investimentos públicos e privados e projeções para os próximos anos.