
Desde sua reabertura, a Casa Neon Cunha, entidade de acolhida LGBTQIA+ no ABC, tem recebido um número de pessoas superior ao que sua estrutura consegue atender. O espaço reabriu em agosto de 2024, e já foi procurada por mais de 200 pessoas para a oferta de diversos serviços, como moradia temporária, alimentação, assistência psicossocial, suporte jurídico, retificação e regularização de documentos, cursos profissionalizantes, entre outros.
Entretanto, o abrigo 24h possui apenas 16 vagas, que atualmente estão sendo ocupadas por pessoas que viviam em situação de rua ou foram expulsas de casa em função de sua identidade de gênero ou orientação sexual. As vagas são rotativas, são disponibilizadas quando uma pessoa assistida conquista sua autonomia. Ao todo, mais de 30 pessoas já procuraram abrigo na Casa Neon Cunha desde a reabertura.
Considerando que essa demanda aumenta ainda mais no decorrer do ano, a Casa Neon Cunha iniciou uma campanha de arrecadação de doações para ampliar o número de vagas. Atualmente, o espaço necessita de 48 jogos de cama de solteiro (lençol, fronha e cobre-leito), 48 cobertores, 8 colchões, 10 triliches e 6 ventiladores de parede.
Paulo Araújo, presidente da entidade, explica que a Casa Neon oferece uma estrutura mínima de segurança e conforto para que essas pessoas tenham direito a um pouco de qualidade de vida. “São pessoas em extrema vulnerabilidade que, quando estão nas ruas, sobretudo à noite, ficam expostas a todo tipo de violência”, afirma Araújo.
Ele explica ainda que a garantia de um local seguro e confortável para repouso, alimentação e higienização tem impacto inclusive nas possibilidades de conseguir emprego e outras inserções na sociedade. Sem falar que algumas pessoas fazem uso de bebidas e drogas para suportar as situações desumanas que vivenciam nas ruas e, aqui, conseguem ficar mais tempo sem o uso de substâncias”, explica Paulo.
As doações podem ser feitas tanto na oferta de itens (lençóis, colchões, triliches, etc.) quanto em dinheiro, por pessoas físicas ou jurídicas, através do WhatsApp da Casa: (11) 99413-7251.