
Com objetivo de empoderar e transformar a vida de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, o Instituto Energia do Saber (IES), localizado na zona leste de São Paulo, fechou parceria com o JPMorganChase, líder global em serviços financeiros, em prol do projeto “Saber para o Futuro”, que beneficiará 2 mil estudantes da rede pública, de 15 a 18 anos, na busca por inserção no mercado de trabalho, além de oferecer capacitação para professores. As primeiras turmas começam em março.
A cooperação entre o Instituto e o banco foi firmada em julho de 2024, com o objetivo de oferecer cursos de formação sobre o mundo do trabalho para 1.940 alunos da rede pública de ensino, preferencialmente da zona leste da capital, e outros 60 alunos atendidos diretamente pelo IES. Serão beneficiadas instituições de ensino localizadas em um raio de quatro quilômetros da instituição. O cronograma prevê a formação dos primeiros 400 alunos no primeiro semestre de 2025.
O projeto “Conhecimento para o Futuro” prevê a formação de 100 professores, também de escolas públicas, com o objetivo de dar continuidade ao projeto social após a conclusão dessa etapa, prevista para junho de 2027.
Segundo a gerente executiva do IES, Flávia Blanco Lira, o programa oferece atividades sobre temas como empreendedorismo, inglês para negócios, educação financeira, comunicação, carreiras e profissões, tecnologia, inteligência emocional e empregabilidade. “São aulas, workshops, palestras, orientações sobre preenchimento de formulários de vagas de emprego, com a ideia de que os alunos façam isso junto com um analista de empregabilidade”, disse.
A proposta do Instituto Energia do Saber visa mudar uma realidade preocupante no Brasil em relação à vulnerabilidade juvenil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo, o número de jovens que não estudavam nem estavam empregados era de 10,9 milhões em 2022, o que corresponde a 22,3% das pessoas de 15 a 29 anos no país. Dentro dessa amostra, 61,2% eram pobres e 47,8% eram mulheres pretas ou pardas.
“O Instituto Energia do Saber vem desenvolvendo e aprimorando o projeto desde 2021, durante o qual teve o cuidado de realizar diversos testes, formatos, aulas, temas, etc. No entanto, o apoio de uma empresa do porte do JPMorganChase é um passo inédito na missão da entidade de oferecer um futuro promissor aos jovens que estão apenas esperando uma chance de crescer no mercado de trabalho. A expectativa é que possamos levar conhecimento aos jovens que precisam, preparando-os para suas escolhas e permitindo que ingressem no mundo do trabalho em oportunidades mais estruturadas, garantindo um futuro melhor”, projetou a gerente executiva da entidade.