ABC - sábado , 3 de maio de 2025

Processo em tramitação deve endereçar parte das discussões sobre ‘curtailment’, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira, 11, que o processo que busca soluções para os cortes de geração, o chamado “curtailment”, deve endereçar parte da discussão judicializada sobre o tema. Ele foi questionado se o resultado da consulta pública em andamento, resolveria a disputa jurídica.

“Eu posso dizer que parte dos temas estão sendo abordados”, disse em conversa com jornalistas, apontando que a relatora do caso, diretora Agnes da Costa, está atuando com diligência e buscando máxima convergência entre as partes envolvidas.

Newsletter RD

Sandoval também avaliou que os cortes de geração são resultado da atividade privada dos agentes, com parte do risco sendo da atividade empresarial e outra parte assumida pelos consumidores, conforme disposição já prevista em lei. Para ele, “o limite de atuação é a lei”.

“O que eu posso afirmar, que são as minhas posições, é que qualquer solução que atribua integralmente o ônus de uma atividade privada ao consumidor de energia elétrica terá que ser muito bem discutida aqui na agência”, disse o diretor, avaliando a Aneel está à disposição sobre qualquer pedido “legítimo” de empresas em relação ao curtailment.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes