
Representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniram nesta segunda-feira (10/02) com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, para discutir a atualização do plano regional de macro e microdrenagem. O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes. A medida é considerada essencial para garantir um levantamento preciso das necessidades dos municípios e facilitar a captação de recursos estaduais para a execução de projetos na área.
Participaram da reunião os prefeitos de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos) – que preside a entidade regional –, e de Santo André, Gilvan Júnior (PSDB), além de representantes de outras cidades, como o vice-prefeito de Mauá, João Veríssimo (PSD), e demais autoridades. O diálogo teve como objetivo aproximar as prefeituras das seis cidades consorciadas, além de São Caetano, da gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a implementação de políticas de combate às enchentes.
“Sob diretriz do nosso governador, realizamos essas reuniões com consórcios intermunicipais e discutimos amplamente a atualização do plano de macro e microdrenagem do ABC. Identificamos os principais problemas e planejamos apresentar os planos revisados em fevereiro, para obter as devidas aprovações e garantir os recursos necessários para a atualização do plano regional. Isso é fundamental para a realização das intervenções adequadas e para avançarmos a médio e longo prazo”, explicou a secretária estadual após a reunião.
O plano regional de macro e microdrenagem vigente foi elaborado em 2016 e precisa de atualização para que os municípios possam receber recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), considerando o novo panorama da região. “No caso do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), por exemplo, a atualização será financiada com recursos da SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), com licitação prevista para este semestre. Já o ABC será contemplado agora”, destacou Natália.
Por sua vez, Marcelo Lima ressaltou a nova fase do Consórcio Intermunicipal, marcada pelo retorno oficial de São Bernardo e pela presença de São Caetano como cidade convidada. “Tivemos um grande diálogo com o Estado, que abriu as portas para as sete cidades e reafirmou a importância do Consórcio Intermunicipal não apenas no discurso, mas na prática”, afirmou o presidente da entidade regional.
Gilvan Júnior também destacou a importância da aproximação da região com o governo estadual. “Essa reunião evidencia o papel fundamental do Consórcio Intermunicipal, pois, quando se trata de drenagem, não podemos pensar de forma isolada. Precisamos planejar projetos que tenham impacto regional”, ressaltou.
A adesão do ABC ao novo plano pode possibilitar a inclusão da região em outros programas estaduais, como o Rios Vivos, lançado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que visa recuperar cursos d’água no estado de São Paulo. A iniciativa envolve a remoção de resíduos e sedimentos, como areia e lixo, para preservar os fluxos afluentes e facilitar ações de combate às enchentes.