
A Ouvidoria de Santo André realizou mais de 18 mil atendimentos em 2024, com uma média de 1,5 mil registros por mês. De acordo com o órgão, esse número é 15% menor do que o registrado no ano anterior. Dados incluem atendimentos feitos entre 1º de janeiro e 27 de dezembro de 2024. No período, mais de metade das manifestações recebidas pela Ouvidoria foram classificadas como orientações (51%), seguidas de pronto atendimento (20%) e processos abertos (9%).
Dentre as manifestações recebidas em 2024, tiveram destaque as demandas referentes a IPTU, serviços de manutenção e sinalização de vias, serviços relacionados à saúde e postos de atendimento, podas de árvores, manutenção de áreas verdes e poluição sonora.
As manifestações programadas para atendimento (19%) e os pedidos indeferidos (1%) totalizam as manifestações recebidas no período – os percentuais são semelhantes aos registrados nos anos anteriores.
Para 2025, a fim de agilizar ainda mais o atendimento e permitir a gestão estratégica dos dados, a Ouvidoria de Santo André colocará em prática novo sistema de gestão de ouvidoria, que será 100% integrado ao aplicativo Colab. Com tecnologia intuitiva e de fácil acesso ao cidadão, o serviço oferece informações que ajudarão na tomada de decisão pelos gestores das áreas.