
São Bernardo oficializou neste sábado (1º/2) o lançamento de novo programa para recapeamento asfáltico da malha viária do município, o Minha Rua Nova. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Marcelo Lima que assinou ordem de serviço para o início dos trabalhos que consiste na troca do pavimento de 12 ruas na Vila Vitória e Jardim Detroit. Ao todo serão investidos R$ 2,5 milhões e o prazo de conclusão das intervenções é de até 60 dias.
Esta é a segunda região de cidade que vai receber as melhorias na malha viária. No dia 12 de janeiro, o chefe do Executivo deu aval para iniciar a recuperação de 16 ruas e uma travessa do bairro Vila Carminha. As obras estão em fase final e aguardam no momento a conclusão da etapa de implementação de sinalização horizontal e vertical.
Durante a cerimônia deste sábado, o prefeito Marcelo Lima detalhou as intervenções que serão realizadas na Vila Vitória e Detroit. “Vamos fazer 11 mil metros quadrados de recapeamento, com a troca do pavimento e a recuperação da malha viária de 12 ruas”, relatou.
“Nós tínhamos uma cultura errada na Prefeitura de São Bernardo que não vai ter continuidade conosco. No passado, terminando a obra de recapeamento, pintavam correndo para fazer politicagem. A massa do asfalto precisa de um prazo para a sinalização de solo, cerca de 30 dias após o término”, explicou ao adiantar que depois o alvo será o Jardim do Lago.
Na Vila Vitória e Detroit serão recapeadas a avenida Jerônimo Moratti, a Passagem Maria Luíza de Souza, as ruas Alexandra Kallontai, Carlos Wunderlick, Chaim Plat, Clara Zeken, Francisco da Rocha, José Copeinski, Júlio Ivak, Laura, Laurindo Galvão Bueno e Maria Margarida Alves.
Programa
O Programa Minha Rua Nova tem como principal objetivo promover melhorias em toda a malha viária do município, com foco na troca do pavimento, além da implantação de nova sinalização horizontal e vertical. Entre os critérios que serão considerados para a escolha das vias para o recape, estão o volume de tráfego, a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
O programa de recapeamento usará as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior. Além da troca de todo o pavimento asfáltico, as melhorias contemplam a recuperação de guias (as que estavam danificadas) e sarjetas, zeladoria, bem como sinalização horizontal e vertical.