
A Universidade Federal do ABC (UFABC) abre inscrições para o curso gratuito “Qualificação Social e Profissional no ABC: Trabalho Doméstico, Trabalho Mais que Decente”. O projeto é financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do Programa Manuel Querino. Com o objetivo de qualificar trabalhadores doméstices do ABC, a iniciativa oferece, nesta primeira edição, 600 vagas e aborda temas como direitos trabalhistas, saúde, segurança no trabalho, e cidadania.
Oportunidade para crescimento profissional
O curso, com carga horária de 200 horas, será realizado presencialmente aos sábados, das 9h às 17h, nos meses de março a julho de 2025, nos campi de Santo André e São Bernardo. No ato da inscrição, o candidato deverá informar o local onde deseja fazer o curso. Os participantes receberão um auxílio financeiro de R$2.000, dividido em 5 parcelas, para transporte e alimentação.
Conteúdo das aulas
A formação abordará uma ampla gama de conteúdos, com o intuito de qualificar os participantes e contribuir com o desenvolvimento profissional, o acesso e a permanência no mundo do trabalho. Além de abordar temas como legislação trabalhista e direitos trabalhistas, o curso também oferece módulos sobre:
– História e luta: contextualização da trajetória do trabalho doméstico e a importância dos movimentos sociais.
– Humanidades e cidadania: desenvolvimento de habilidades como comunicação, relações interpessoais e consciência social.
– Trabalho decente e práticas profissionais: segurança no trabalho e uso de produtos e equipamentos.
– Atividades complementares: visitas a instituições e participação em atividades culturais.
Vagas limitadas
As vagas são limitadas e a seleção será realizada por meio da análise dos documentos apresentados na inscrição. Moradores do ABC terão prioridade. A seleção será feita por meio da análise dos documentos apresentados na inscrição.
Há vagas gerais (de ampla concorrência) e vagas reservadas para grupos específicos como vagas para pessoas negras (pretas e pardas), pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas trans e refugiados. No caso das vagas para grupos específicos, é necessário observar as regras para envio de documentações específicas previstas no Edital.
Os trabalhadores que completarem o curso terão direito ao certificado de conclusão fornecido pela UFABC.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas de duas formas:
Presencialmente: No dia 8 de fevereiro, das 10h às 14h, na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André.
On-line: Por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, no site do curso, entre os dias 31 de janeiro e 16 de fevereiro, .
Mais informações disponíveis no site do curso.