
O Sesc Santo André inaugurou a exposição Sacilotto BioGráfico. Em cartaz até 27 de julho, a mostra apresenta a trajetória e a obra de Luiz Sacilotto, pioneiro da arte concreta no Brasil. A exposição não apenas exibe suas criações, mas propõe atividades interativas que aproximam o público do universo criativo do artista, cuja produção se entrelaça com a história cultural e urbanística de Santo André.
A programação inclui oficinas e vivências artísticas diversas. As crianças podem participar da Construção de Livros, oficina conduzida por Camila Feltre e inspirada nos Poemóbiles de Augusto de Campos. A ativação sonora Sonora – Cantando imagens de Luiz Sacilotto, com Paola Ribeiro, traduz as formas do artista em ritmos. Já Práticas Educativas e Processos de Criação, com Fabíola Rodrigues, explora metodologias educacionais associadas ao legado de Sacilotto.
Outras atividades envolvem diferentes expressões artísticas: Dançando Sacilotto, com Mônica Augusto, convida o público a criar movimentos baseados em suas formas geométricas; Raquel dos Santos conduz um bordado coletivo que conecta mapas e trajetórias pessoais à arte do artista. Na fotografia, Natália Tonda promove uma caminhada urbana para capturar composições inspiradas em sua estética. Há também Experimentando Estamparia, com Silvia Ruiz, que explora a serigrafia, e Formas e Dobras, com Bruno Coltro Ferrari, que trabalha tridimensionalidade e composição plástica.
A programação amplia a experiência da exposição, transformando a arte de Sacilotto em um campo de experimentação e diálogo entre diferentes linguagens. Mais que contemplação, a mostra convida o público a interagir, refletir e explorar novas conexões com a arte concreta.
Programação:
Sonora – Cantando imagens de Luiz Sacilotto
Com Paola Ribeiro
Gestos, gráficos, cores e formas carregam em si humores, ritmos e intensidades que podem ser lidos de diversas formas e com isso extrapolar a imagem e virar palavra, dança, som. Considerando essas possibilidades, a proposta da ativação é interpretar/traduzir sonoramente algumas referências de Luiz Sacilotto presentes na exposição.
Pré-requisitos: livre para todos os públicos.
Dia 22/2, sábado, das 14h30 às 15h e das 15h30 às 16h
Galeria
Livre – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos.
Práticas educativas e processos de criação
Com Fabíola Rodrigues
O processo criativo de Luiz Sacilotto inspira práticas educativas baseadas em seus métodos artísticos e pesquisas. O laboratório propõe experimentações que conectam arte e educação, ampliando o diálogo sobre metodologias nessa área. A atividade será conduzida por Fabíola Martins R., artista, educadora e curadora, com ampla experiência em arte e trabalho social.
Pré-requisitos: livre para todos os públicos.
Dia 11/3, terça, das 19h às 21h
Sala de Múltiplo Uso
Livre – Autoclassificação
Grátis – Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
Dançando Sacilotto
Com Mônica Augusto
A ativação explora experimentações em dança por meio de jogos e brincadeiras inspiradas nas obras de Luiz Sacilotto, ampliando o repertório sensorial e imagético dos participantes. A proposta conecta movimento, composição e ocupação de espaços, gerando novas percepções sobre o trabalho do artista. Conduzida por Mônica Augusto, multiartista com mais de 20 anos de experiência, uma atividade integra arte, formação e bem-estar. Mônica é cofundadora da Cia. Dual, além de atuar como educadora e dramaturga.
Pré-requisitos: livre para todos os públicos.
Dia 27/3, quinta, das 19h às 21h
Galeria
Livre – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos.
Bordado e práticas cartográficas
Com Raquel dos Santos e Natália Tonda
O ateliê propõe a criação de um mapa bordado coletivo, unindo histórias de morada e migração dos participantes para explorar conexões com a cidade, Luiz Sacilotto e as subjetividades presentes. A atividade é conduzida por Raquel dos Santos, artista, educadora, bordadeira e doutoranda em Artes pela Unesp, com foco na sensibilidade do fio, afeto e espacialidade como agentes educadores..
Pré-requisitos: livre para todos os públicos.
Dia 25/4, sexta, das 19h às 21h
Espaço de Tecnologias e Artes
Livre – Autoclassificação
Grátis – Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
Fotografia, cidades e suas formas
Com Natália Tonda
A atividade propõe uma caminhada pelos arredores do Sesc para explorar composições fotográficas inspiradas nas obras públicas de Luiz Sacilotto e na paisagem urbana. Conduzida por Natália Tonda, fotógrafa, arte-educadora e produtora cultural, a proposta conecta fotografia e arte no espaço público. Natália atua como professora de fotografia e tem ampla experiência em exposições e projetos culturais.
Pré-requisitos: livre para todos os públicos.
Dia 24/5, sábado, das 14h às 17h
Galeria
Livre – Autoclassificação
Grátis – Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
Experimentando estamparia
Com Silvia Ruiz
A atividade oferece uma experiência prática de serigrafia, utilizando uma matriz gráfica criada por Luiz Sacilotto, explorando seu contexto histórico, reprodutibilidade e tiragem. Conduzida por Silvia Ruiz, gravadora e professora de artes visuais com vasta experiência em técnicas tradicionais e contemporâneas, a proposta conecta gravura e arte contemporânea. Silvia é pós-graduada em Arte: Crítica e Curadoria e tem obras em acervos de importantes instituições no Brasil e no exterior.
Pré-requisitos: a partir de 15 anos ou acompanhado pelas pessoas responsáveis.
Dia 26/6, quinta, das 19h às 21h
Espaço de Tecnologias e Artes
Livre – Autoclassificação
Grátis – Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
Formas e dobras
Com Bruno Coltro Ferrari
O workshop propõe a transformação de formas geométricas bidimensionais em tridimensionais por meio de pintura e dobras em papel, estimulando a experimentação plástica e visual. Conduzida por Bruno Coltro Ferrari, desenhista, arte-educador e professor com experiência em instituições culturais como MAM-SP e Instituto Tomie Ohtake, uma atividade explora conexões entre arte e educação. Bruno também leciona Artes na Educação Básica.
Pré-requisitos: crianças a partir de 8 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis, adolescentes e adultos.
Dia 27/7, domingo, das 14h às 16h
Espaço de Tecnologias e Artes
Grátis – inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André
Telefone – (11) 4469-1200
Estacionamento Teatro: R$ 8,50 (credencial plena) e R$ 17,50 (outros).
Informações sobre outras programações: