
Com retorno de São Bernardo ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Marcelo Lima (Podemos) é o favorito para assumir a presidência da instituição regional, que será votada, nesta terça-feira (28), por meio de assembleia entre os seis prefeitos que integram a entidade. Antes disso, porém, o grupo se reúne com o prefeito de São Caetano e único fora do colegiado, Tite Campanella (PL), que fez um convite para almoço nesta segunda-feira (27), marcado em um restaurante da cidade.
Internamente, Lima não escondeu o entusiasmo de assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal. Segundo integrantes do governo em São Bernardo, “ainda não é possível cravar, mas está bem encaminhada” a nomeação do prefeito para comandar a entidade. Por ora, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB) chefia interinamente a instituição regional, no lugar do seu antecessor José de Filippi Júnior (PT), eleito em fevereiro de 2024.
Por enquanto, o que se comenta internamente também é que o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), deve ser designado como vice-presidente do Consórcio Intermunicipal, no atual cenário, sem São Caetano. Além do liberal, Lima e Taka, completam o colegiado os homólogos Gilvan Júnior (PSDB, Santo André), Marcelo Oliveira (PT, Mauá) e Akira Auriani (PSB, Rio Grande da Serra).
Caso se confirme a tendência pela escolha de Lima, essa será a sexta vez que São Bernardo terá um prefeito no comando da instituição, depois de Orlando Morando (sem partido, 2017-2018), Luiz Marinho (PT, 2013-2014 e 2016), William Dib (PSB, 2005-2006), Maurício Soares (1998) e Walter Demarchi (1995).
Tal cenário ocorre após São Bernardo ficar 23 meses fora do Consórcio Intermunicipal, entre fevereiro de 2023 e janeiro deste ano, a pedido de Morando, sob alegação, na época, de que a entidade não atendia mais à integração regional. O motivo verdadeiro, porém, foi por desentendimento político com o prefeito de Santo André, na ocasião, Paulo Serra (PSDB). Dias antes, São Caetano também tinha se desligado por motivos similares.
Entretanto, logo após sua posse, Lima enviou para a Câmara dos Vereadores o pedido de retorno de São Bernardo à instituição, aprovado em 3 de janeiro. Em seguida, a cidade teve o seu regresso homologado pelos prefeitos consorciados, restando apenas São Caetano como única cidade da região fora do grupo.
Almoço em São Caetano
A convite de Tite, todos os prefeitos da região deverão se reunir em um almoço nesta segunda-feira, com tema ainda não revelado de forma oficial. Segundo informações colhidas pelo RD, o encontro pode ocorrer em um restaurante situado nas dependências do ParkShopping São Caetano.