Após as fortes chuvas que atingiram o ABC na terça-feira (08/01), mais de 3,7 mil famílias permanecem sem energia elétrica. A situação provocou protestos de moradores na avenida dos Estados, em Santo André, onde cerca de 600 famílias reivindicaram uma solução imediata. Segundo a Enel, concessionária responsável pelo abastecimento, ao todo, 3.729 clientes seguem sem fornecimento de energia nas cidades do ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.
Em São Caetano, bairros como Fundação, Centro, Cerâmica, Olímpico e Santa Paula foram os mais atingidos. Uma moradora do bairro Santa Paula relatou os transtornos enfrentados pela comunidade. “A chuva foi muito forte, e a Enel só chegou por volta das 3h30 da madrugada para consertar a fiação danificada por uma árvore caída. A prefeitura deveria olhar mais para as necessidades dos moradores”, declarou.
Em nota, a Defesa Civil de São Caetano informou que 39 semáforos apresentaram falhas, dos quais 36 já foram reparados. Além disso, 57 árvores caíram pela cidade, e a marquise do supermercado Sonda, no bairro Barcelona, sofreu desabamento parcial. Na rua Humberto Fernandes, no bairro São José, a fiação elétrica próxima a uma árvore entrou em combustão, mas os bombeiros controlaram as chamas rapidamente.
Protestos
Em Santo André, os transtornos também se multiplicaram. Na avenida dos Estados, no bairro Vila Metalúrgica, cerca de 600 famílias de um condomínio residencial ficaram sem luz e decidiram protestar, exigindo uma solução imediata. Com gritos de “Queremos energia”, os manifestantes cobraram uma resposta mais clara da Enel sobre o restabelecimento do fornecimento e reparações pelos danos causados pela tempestade.
Segundo os manifestantes, a falta de energia é recorrente. “Não tem nem 15 dias que ficamos sem luz. Da última vez, foram 48 horas sem energia, e, quando voltou, ainda faltava a fase 220v. Ficamos mais 24 horas nessa situação”, reclamou um morador.
Clientes afetados
De acordo com a Enel, São Caetano, que possui 84.107 clientes, tem 2.104 ainda sem energia. Em Santo André, com 368.776 clientes, 43 continuam na mesma situação. Em Mauá, são 33 clientes afetados entre os 179.966, enquanto em Ribeirão Pires apenas 8 dos 43.461 clientes seguem sem fornecimento. Já em São Bernardo, 1.541 dos 369.895 clientes permanecem sem energia.
O RD entrou em contato com a Enel para esclarecer os motivos das interrupções e obter uma previsão de restabelecimento do serviço, mas, até o fechamento desta matéria, a concessionária não havia se manifestado. Enquanto isso, moradores aguardam uma solução definitiva para os transtornos causados pela tempestade.