
Antes decoradas com luzes, enfeites, árvores de Natal e papais noéis, as ruas dos centros comerciais da região, para quem passa hoje, em nada lembram a época de Natal, ainda o principal período de vendas do comércio de rua. Apesar de investimentos em decoração feitos pelas prefeituras, eles se restringem a praças e paços municipais, deixam as ruas de comércio de fora. Luzes e decoração festiva apenas nas vitrines ou shoppings. Dirigentes de associações comerciais lamentam a falta dos adereços natalinos que atraiam os consumidores para o comércio de rua.
Para o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Diadema, José Roberto Malheiro, já há alguns anos que a cidade não vê mais as lâmpadas coloridas que iluminavam o Centro da cidade e alguns centros comerciais nos bairros. “É nítida essa percepção de que o Natal anda mais apagado para o comércio. As luzes e a decoração ajudavam, tinha um clima de festa, de alegria, mas agora parece que não tem aquele mesmo clima de fim de ano e isso, claro desanima o comerciante. Agora a decoração fica apenas em alguns pontos”, lamenta.
Segundo Malheiro, decoração e sorteios ficaram restritos aos shoppings. “Falta recurso e parcerias, a ACE está fazendo uma campanha institucional forte para estimular que os moradores comprem na cidade, é o que podemos fazer e que é bastante importante”, completa.
Em Diadema, a prefeitura faz a sua tradicional decoração na Praça da Moça, no Centro, perto, mas não exatamente no corredor comercial. “O Festival de Natal de Diadema teve início em 5 de dezembro, na Praça da Moça, e segue até dia 15. A decoração inclui iluminação e casa do Papai Noel para visita do público. As atrações culturais incluem DJs Andróide, Puff, Black Queen e os MCs Bruna Frutuoso e Todyz se apresentarão. O Caldeirão Tropical, Nova Orquestra Sinfônica de Diadema, Jazz Sinfônica de Diadema e Violeiros de Diadema também estão na programação. A programação completa está disponível em https://portal.diadema.sp.gov.br/festival-de-natal-de-diadema-destaca-talentos-locais/“, informou a prefeitura em nota. O paço não divulgou quanto foi investido neste festival.
O presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), Valter Moura Júnior, também lamentou que a cidade não tenha uma decoração nos corredores de comércio, mas atribui isso à falta de recursos para parcerias com a administração pública. “A iluminação de rua é bem vista pela população e nós, da associação, também vemos com bons olhos porque motiva o comércio, atrai as pessoas, encanta e traz a atmosfera do Natal. Porém, é um investimento caro e nos últimos anos não têm havido patrocínio e interesse das empresas. As prefeituras têm orçamento predefinidos e, muitas vezes, não incluem esse tipo de ação. Os comerciantes também não têm mostrado interesse. Dessa forma, sem adesão e sem patrocínio inviabiliza o investimento. Não é tão simples, nem fácil e exige custos”, analisa.
As atividades natalinas programadas pela prefeitura de São Bernardo ficaram restritas ao Paço e à Chácara Silvestre. “A Prefeitura de São Bernardo informa que o prédio do Paço Municipal ganhou decoração especial, com iluminação em sua estrutura para celebrar o Natal. Além disso, o Parque Chácara Silvestre e o Casarão também receberam luzes decorativas e artigos relacionados ao tema – a visitação pode ser realizada todos os dias, até às 22h. Ambas ações são realizadas em parceria com a iniciativa privada e, portanto, não acarretaram em custos ao município”, explica a prefeitura.
Em Mauá a prefeitura montou a sua Vila Natalina no Parque da Juventude que está aberta à visitação gratuita desde o dia 07/12. A decoração tem presépio e mais de 100 mil lâmpadas, túnel iluminado com estrelas, árvores decoradas, casa do Papai Noel e enfeites como anjos, sinos e guirlandas. Questionada pelo RD, a prefeitura não informou quanto investiu na decoração.
O presidente da Aciam (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Mauá), José Eduardo Zago, elogiou a decoração, mas lamentou que os centros comerciais da cidade não tiveram o mesmo cuidado. “Eu acho que o Parque da Juventude ficou bem bonito, mas Mauá sempre esteve aquém de todas as outras cidades do ABC na questão da iluminação para o Natal, para atrair mais compradores para o comércio. Se tem algum enfeite é no shopping, nas ruas Mauá sempre deixou a desejar e isso atrairia mais pessoas para comprar, infelizmente o Natal está perdendo o brilho, na minha opinião, pelo menos aqui no ABC, parece que não se tem mais vontade para comemorar nada, até pelo dinheiro que está curto. Vejo que Santo André está mais bonito, capricharam nas luzes, precisamos melhorar isso em Mauá”, opina.
Investimento
A única cidade a revelar o investimento na sua decoração e atividades de Natal foi Santo André. As atrações vão muito além da decoração e luzes; com show, roda gigante e pista de patinação, tudo montado no entorno do Paço Municipal, a cidade está investindo R$ 5 milhões, sendo que 90% deste montante, segundo a Prefeitura, é custeado pela iniciativa privada.

A Feira do Natal Solidário, que teve início dia 6/12 e vai até 22/12, o Paço Encantado, no estacionamento da Prefeitura, a Vila e a Casa do Papai Noel, no Parque Celso Daniel, além de decoração em algumas das principais ruas e avenidas da cidade, são as atrações. Além de praças, algumas ruas foram incorporadas à decoração natalina. “Somando o entorno do Paço Municipal e vias como Valdemar Mattei, Parque Celso Daniel, Praça Aníbal Guedes, Praça 14 Bis, e as árvores montadas na Praça Rui Barbosa e na Vila Luzita, a decoração natalina andreense conta com aproximadamente 1 milhão de lâmpadas LED”, destacou a Prefeitura, em nota.
A programação conta com diversos show, alguns deles já aconteceram como os dos cantores Frejat e Maurício Manieri e a banda Jeito Moleque. Todas as informações sobre a programação estão disponíveis no site www.santoandrenatalsolidario.com.br. A Prefeitura quer superar a marca do ano passado quando cerca de 200 mil pessoas participaram das atividades de Natal.
São Caetano focou em alguns locais o investimento na decoração. A árvore de 24 metros de altura na Praça dos Imigrantes é um destes locais. A estrutura foi inaugurada dia 6/12 com direito a apresentação de balé, de personagens natalinos e infantis, como o boneco de neve e o Soldadinho de Chumbo, e a cantora Shaline Zanona (acompanhada do maestro Ogair Júnior). No dia seguinte foi entregue a Vila de Natal, que fica aberta de terça a domingo, das 10h às 21h, no Espaço Verde Chico Mendes. A presença do Papai Noel está confirmada para todos os fins de semana, das 19h às 21h. Também no sábado (7/12) a cidade viu a passagem da Caravana de Natal de Coca-Cola. O show do cantor Guilherme Arantes, no dia 23/12, é um dos pontos altos. A programação completa pode ser acessada no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br. Mas a Prefeitura também não informou quanto foi investido nesta programação.
Ribeirão Pires montou decoração de Natal com presépio e iluminação no Jardim Oriental e uma árvore junto ao paço. As ruas da cidade também receberam iluminação. O valor investido também não foi divulgado. O Natal Mágico de Ribeirão Pires, como foi chamada a programação natalina, começou no dia 7/12 e é promovido pela Prefeitura em parceria com a ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade) e apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e do Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado. O acendimento das luzes coincidiu com a chegada do Papai Noel.
Rio Grande da Serra não divulgou programação.