O Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) recebeu pela 6ª vez o Selo Instituição Socialmente Responsável, por oferecer diversos atendimentos gratuitos para a população desassistida. A certificação tem validade de 12 meses e se refere à 20ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior, em parceria com a Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).
A certificação é devido a uma série de ações realizadas pela instituição para o publico interno e externo de natureza educativa, cultural, ambiental, de saúde, direitos humanos e socioassistenciais e apoio comunitário. Fundação Santo André oferece atendimento à comunidade o que faz jus ao Selo Instituição Socialmente Responsável, a FSA possui diversos departamentos voltados ao atendimento do público das comunidades mais vulneráveis da região do ABC.
Esse é o caso da Clínica Escola de Psicologia (Coepp), Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, Escritório Contábil, entre outros. Em novembro, a Fundação Santo André realizou o Dia da Responsabilidade Social – FundAção e Cidadania. Na ocasião, a população do ABC teve acesso a todos os atendimentos em um evento de campus aberto para toda a comunidade.
Durante o Sapex (Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão) da FSA é, todos os trabalhos estavam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. São trabalhos diversos como Direito do Consumidor, Violência Doméstica, Educação para Pessoas Vulneráveis, Moradores de rua, entre outros, traduzindo-se em oportunidade única de aprendizagem e experiência dos estudantes no desenvolvimento de ações que impactam a sociedade.
O recebimento do selo de Instituição Socialmente Responsável apenas comprova que o Centro Universitário Fundação Santo André está no caminho certo. Segundo a professora Dra. Marlene Zola, coordenadora do curso de Psicologia e Presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Fundação Santo André, diversas pautas valorizadas pelo mercado de trabalho são abordadas nas disciplinas. “Todas as nossas disciplinas valorizam temas de saúde, meio ambiente e responsabilidade socioeconômica. São pautas da sociedade muito valorizadas pelo mercado de trabalho. Hoje as entidades vêm até a Fundação procurar profissionais para contratar devido a esta visão diferenciada da sociedade. Estamos no caminho certo” – revelou Dra. Marlene.